02/08/2018 às 11:15
CANÇÃO DO AMIGO

 Letra:Vaine Darde

Interpretação: Rui Biriva

 

Os amores, quais as flores,

São encantos passageiros

Em chegadas e partidas.

Mas te digo, companheiro,

Amigo é pra toda a vida.

 

Todo amor cobra seu preço,

Brilha, mas se despedaça,

Beija e deixa cicatrizes,

Porém as horas felizes

O amigo traz de graça.

 

Amizade, amizade...

É dom divino da paz,

É poesia e violão

Cantando a mesma canção

Com duas vozes iguais.

São os diamantes da vida

Que brilham nos olhos da gente

Um amigo é para sempre.

 

É um duende, é uma fada,

É o nosso anjo da guarda.

A mãe, o pai e o filho.

É a eterna mão abençoada

Sempre estendida ao auxílio.

 

Quando mesmo Deus nos falta,

Mesmo assim está presente,

Pois, se a gente leva um tombo,

O amigo empresta o ombro

E chora junto da gente.

 

Canção do amigo é grande sucesso na voz de Rui Biriva, intérprete muito estimado no meio artístico e pelo público que aprecia a música nativista. Natural de Horizontina, faleceu aos 53 anos, deixando-nos o legado de 16 CDs gravados.

Vaine Darde é poeta natural de Uruguaiana, com mais de 800 letras gravadas por artistas gaúchos. Em 1989, recebeu o prêmio Calhandra de Ouro, na Califórnia da Canção. Em 2004, foi agraciado com o Troféu Clave de Sol como melhor letrista dos festivais nativistas.Vaine é compositor que se distancia do verso rude e xucro, seu estilo é singelo, delicado, romântico e suas composições são verdadeiros madrigais.

Ouvindo a música e embevecida com o teor da letra, fico pensando, nestes tempos de tantos amigos virtuais, qual o tempo reservado aos amigos do coração? Àqueles que realmente nos são caros, importantes pelo amor que lhes dedicamos? Àqueles que temos como aliados, leais, onipresentes, mesmo distante, sempre próximos, que entendem nosso olhar, que apreciam nossa companhia na dor e na festa, que nos falam verdades devagarinho pra não nos ferir, que escondem a própria dor pra não cortar nosso sorriso. Você tem amigos assim? Quantos? Você sabe ser amigo assim?

Considero Canção do Amigo a mais bela letra gaúcha sobre o tema, expressando, com muita elegância, o que representa a amizade. É um poema onde desfilam palavras grávidas, carregadas de plurissignificação: um amigo é dom divino, poesia, violão, canção, diamante, duende, fada, anjo da guarda, mãe, pai, filho, ombro amigo, choro companheiro. Precisa mais?!

Um amigo assim, vale mais que alguns amores, pois “os amores são encantos passageiros, cobram um preço, exigem retribuição, iluminam, aquecem, mas acabam, se despedaçam, o que resta são marcas, às vezes cicatrizes. Um amigo, no entanto, “é pra toda a vida, é para sempre, traz horas felizes de graça, canta conosco a mesma canção.

Que saibamos ser amigos assim, para emprestar o ombro e chorar juntos! Para juntos cantarmos! Que tenhamos a felicidade de ter um amigo assim, não precisa ser muitos, porque muitos nem há de haver. E que sejamos amigos assim para que diamantes brilhem nos olhos da gente.

Ouçam a canção... é lindíssima! Abraço, amigos!

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Guiomar Terra dos Santos