03/10/2017 às 16:43
Será?

Jauri Gomes de Oliveira – Deputado Emérito

Será? Esta pergunta é também um convite à análise de fatos que ocupam espaços na imprensa falada e escrita em nosso país.
Desarmamento, drogas e criminalidade em geral, são temas de que já tratei nesta coluna em diferentes oportunidades e a respeito dos quais li e ouvi manifestações contrárias e favoráveis. Volto a esses mesmos assuntos para perguntar aos leitores sobre a seguinte posição: Diante de tanta bandidagem, assaltos a mão armada e roubos, não seria melhor que o Estado fornecesse porte de armas gratuito para pessoas responsáveis com testes para manuseio a exemplo do que se pratica para obter carteira de motorista?
Da mesma forma, questiono se a venda de maconha com nota fiscal para desarticular o tráfico ilegal dessa erva e proporcionar retorno de ICMS para uso em favor da educação e da saúde não seria uma saída inteligente contra o tráfico.
Outra medida que me parece razoável diante das vicissitudes sociais seria a instalação de colônias penais agroindustriais para presidiários e agrovilas para familiares destes com escolas e postos de saúde. Isso ofereceria uma saída de dignidade para esses párias sociais. Já pensaram nisso?
Poderão dizer, por exemplo, que arma em casa oferece perigo a crianças e a liberação da maconha poderá induzir ao uso de outros tipos de substâncias tóxicas. Pode ser que sim e também pode ser que não. Até, em muitos casos, poderá ser verdade. Nunca se sabe. Mas o que se sabe com certeza é que não está bem e precisa de urgentes mudanças, com adoção de medidas drásticas em relação a estes três graves problemas. Será que a experiência não produziria melhores resultados do que os até então obtidos? Será?
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Jauri Gomes de Oliveira