26/12/2017 às 15:08
Natal e Ano-Novo

Jauri Gomes de Oliveira – Deputado Emérito

Se bem me lembro, já me reportei a esse tema em outra oportunidade, mas vou lembrar que as manifestações natalinas de amizade ou comerciais são mais “noelinas” do que natalinas, pois o aniversariante costuma ficar esquecido.
Não se fala sobre o nascimento de Jesus, mas sobre São Nicolau, representação americana do Papai Noel e cuja lenda diz que, coincidentemente à data do nascimento de Jesus, saía a distribuir presentes às crianças pobres. São Nicolau foi um religioso da igreja ortodoxa russa.
Quanto ao Ano-Novo e às comemorações que envolvem essa data, também é interessante refletir sobre o simbolismo e a repercussão que ela causa. Na própria noite da “virada” como se diz, isto é, no dia que o calendário aponta para a chegada de um novo ano, já se tem o impacto. Tem-se a impressão de estar carregando a canseira de todo o ano que se encerra, junto com a sensação de alegria e esperança de uma linda aurora no horizonte no primeiro dia do ano que se inaugura.
Que bom seria se acontecesse uma diferença para melhor, o que, porém, me parecemuito difícil diante do quadro atual de corrupção, violência, desemprego e outros muitos fatores negativos que a gente gostaria que mudassem em 2018 incluindo os resultados de uma eleição até agora nebulosa. Até agora, pelas pesquisas, parece que teremos de optar entre populismo e fascismo. Mas ainda há tempo de uma virada. Esperamos que esse milagre aconteça. E eles costumam acontecer quando o povo se organiza.


 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Jauri Gomes de Oliveira