05/03/2018 às 16:43
Poder aquisitivo é o que interessa

Jauri Gomes de Oliveira – Deputado Emérito

São interessantes os comentários que se veem e se leem, a respeito da sociedade de vários países. As comparações a respeito delas, no entanto, são muito desencontradas e até incoerentes. Há quem compare, por exemplo, a situação social e política da Venezuela com a dos Estados Unidos. A comparação mais lógica da Venezuela, dita socialista, seria com o Haiti, dito capitalista. E outra comparação mais lógica e aceitável, seria a dos Estados Unidos com a China, por exemplo.
Porém, ao ver e ouvir comentários diversos, fico com a sensação de que cada um vê e ouve o que lhe interessa e usa as mídias para reproduzir sua convicção e ou interpretação, ideologizada ou não, mas inteiramente de acordo com a empresa que representa e de onde recebe seu salário. Isso, no entanto, não é coerente.
A imigração de haitianos para o Brasil antecedeu à onda migratória da Venezuela a que estamos assistindo. Ambos os casos, no entanto, têm em comum a miséria, o desamparo e o desespero com que procuram o território brasileiro como saída para seus problemas. O que se vê, são pessoas desesperadas acampadas nas ruas e nas praças, e aí se incluem também crianças e idosos, exatamente aquelas faixas que mais deveriam ser atendidas pelas políticas sociais em qualquer país.
Quanto a China e aos Estados Unidos, são potências com prioridades bem distintas. Então fica difícil tecer considerações, mas a mais razoável é a comparação do poder aquisitivo dos assalariados, já que uns têm salário maior, mas pagam tudo (ou quase tudo) que consomem. Outros têm salário muito baixo, mas são favorecidos em saúde, educação, transporte e habitação, por exemplo. Falta-lhes, porém, liberdade...
Ao final desta reflexão ainda meio superficial, penso que o que conta mesmo é o poder aquisitivo de cada pessoal e não o salário nominal. Mas seriam necessários mais dados e mais informação para formar um juízo conclusivo sobre esse candente tema.

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Jauri Gomes de Oliveira