17/04/2018 às 10:51
Partido ou região (o voto)?

Jauri Gomes de Oliveira – Deputado Emérito

Dia desses, ouvi uma conversa política na qual era avaliada a razão para o voto de cada cidadão, e aí se manifestaram os que defendem que o voto deve ser ideológico, ou seja,voto em partido que contemple em seu programa, aquilo que o eleitor considere o mais correto do ponto de vista político, moral e social. Outros defendiam que se deve votar na pessoa que ofereça alguma coisa para o eleitor em troca de seu voto, já que ninguém vai fazer nada mesmo. Alguns, finalmente, defenderam que se deve votar em quem defenda os interesses da região.
Diante dessas três linhas de opinião, fiquei refletindo sobre nossa realidade como brasileiros, que vivemos pequenos períodos de democracia plena e, quando isso acontece, parece que a estrutura eleitoral do País ainda não oferece as condições plenas de informação para escolha de seus representantes nas esferas de poder.
Comecei a avaliar também, que São Luiz já teve cinco são-luizenses eleitos como deputados estaduais, Adilson Mota, Dilamar Machado, Porfírio Peixoto, Jauri Oliveira e, atualmente, Jeferson Diniz. Na esfera federal,os deputados eleitos por São Luiz e região são, Olívio Dutra, Carlos Cardinal, Ruy Nedel e Adilson Mota.
Hoje nossa realidade mudou bastante, e São Luiz Gonzaga passou a apoiar candidatos de fora. Os motivos para essa mudança de postura são diversos, e vão desde a questão ideológica para alguns mais alinhados à direita ou à esquerda (será que ainda dá para usar essa nomenclatura?) até o fisiologismo (sem falar em outros tipos de interesses que, infelizmente, se tornaram comum nos últimos tempos).
De minha parte, manifestei meu pensamento de que se deva votar por ideologia, de preferência em candidatos da região. Porém, como esse é um tema sempre polêmico e envolve algumas preferências muito destacadas, não houve consenso.
Penso, porém, que está mais do que na hora de pensar seriamente sobre o assunto, pois as eleições estão aí e não se pode deixar que apenas o acaso faça suas escolhas e determine os novos representantes do povo.

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Jauri Gomes de Oliveira