22/06/2018 às 14:17
A criatividade pode nos salvar

 Por vezes, geralmente após uma série de comentários de colegas e amigos, e de acompanhar uma série de notícias, ficamos atordoados e pouco esperançosos com o futuro do lugar em que vivemos, e de nosso País. Todavia, você já parou para pensar nas coisas que realmente mudam para melhor ou para pior na sua vida, com a ação dos governos? Quanto das coisas boas da sua vida vieram pelo seu esforço, ou do lugar onde você trabalha, e quanto veio das ações dos governos, local, estadual ou federal?

As dificuldades sempre existiram, existirão, são parte da vida e você já é bem grandinho para saber disso. E de algum modo até é bom que existam as dificuldades, pois sabemos que aquelas pessoas que passam boa parte da vida superprotegidas por pessoas próximas, acabam por ter muitas dificuldades depois de um tempo. É muito mais difícil crescer, para quem não passa antes, por dificuldades. Dificuldades são desafios que incitam a pessoa a trabalhar, pensar, ser criativa, inovar, a descobrir meios de superá-las. O próprio esforço é essencial na superação, na descoberta de novos limites, de talentos e competências, que sem dificuldades nem se sabia que havia. Por vezes as dificuldades deveriam ser encaradas como bênçãos.

Sem dificuldades, estaríamos perdidos, pois dificuldades maiores virão, e cada um de nós pode entender que o criador está nos cuidando e do nosso futuro, nos treinando para encarar os próximos desafios. Quanto mais críticos os desafios que conseguimos solucionar, mais importantes desafios virão até nós e melhores frutos colheremos ao longo da caminhada. As dificuldades desaparecem somente no último momento, mas esse último momento chega somente devido as dificuldades que conseguimos superar.

Uma das características reconhecidas de nosso povo é a criatividade, em especial, como encontramos formas de superar dificuldades de maneira simples e criativa. Somos capazes de encarar a dura realidade com alegria, fazer graça das nossas dificuldades e utilizar a criatividade para superar os desafios. Por isso sugiro aos amigos leitores que tentem não receber negativamente e nem se abalar por qualquer dificuldade. Para isso é importante descobrir algo positivo em cada uma das dificuldades que se apresentam. A mesma rocha que bloqueia o caminho poderá funcionar como degrau. Se não houvesse as rochas do caminho, talvez não faríamos aquele esforço extra para nos elevarmos e descobrir caminhos novos. O próprio processo de subir ou contornar “as pedras do caminho” transformando-as em degraus, nos proporciona uma nova atitude para ser e fazer melhor.

Quando pensamos criativamente sobre a vida, sobre os negócios, tudo pode ser útil e tudo pode ser um caminho para frutos melhores. Veremos assim, que o criador não põe nada em nosso caminho que não tenha sentido. Sejamos todos mais criativos e assim inovadores na superação de nossas dificuldades.

Um abraço e até a próxima!  

 

 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume