18/07/2018 às 17:26
Alinhamento para o sucesso

 Cada um de nós tem vários pontos fortes e positivos, mas também, pontos fracos e negativos. As empresas são constituídas de pessoas e portanto, também possuem pontos fortes e pontos fracos. Sendo assim, como podem alguns ter bem mais sucesso do que outros em seus projetos e negócios?

Eric Barker em seus vários livros lembrava que “O sucesso não é o resultado de um fator único. Ele tem a ver com o alinhamento de quem você é e com o alinhamento de quem você é e onde você escolhe estar.” Compartilho este pensamento com os leitores pois há muitos entre nós que tem boas habilidades mas não as usam para as atividades nas quais poderiam aproveitar melhores oportunidades, ou não usam nos momentos mais adequados. Boas habilidades, com boa formação, precisam ser alinhadas por exemplo, com um bom caráter, uma boa reputação, usados nos momentos e no local certo para maior probabilidade de sucesso.

Vejam que além de habilidades, bons relacionamentos, cada vez mais se deseja trabalhar com quem é “gente boa”, portanto, itens como caráter, integridade entraram definitivamente no rol dos requisitos para selecionar pessoas tanto para emprego, quanto para projetos, para negócios em sociedade, dentre outros como amizade, casamento, formação de grupos. 

Não é somente para obter sucesso no trabalho que o alinhamento daquilo que somos, com o que podemos ser, com onde estamos e onde queremos é fundamental. Com frequência vê-se pessoas lutando muito para alcançar algo que desejam, entendendo que quando alcançarem, serão mais felizes e no entanto, chegando lá, se frustram. O fato é que quem não consegue encontrar momentos felizes com o que tem, não alcançará a felicidade focando naquilo que não tem. Acredito e tenho escrito que o sucesso, a felicidade, assim como a paz e a tranquilidade são sempre resultados do que se faz e do que se deixa de fazer.

O sucesso, a paz, a felicidade e a tranquilidade são resultados de um conjunto, não de um único elemento, de uma única situação em nossas vidas. No campo pessoal, ou profissional, bem como nas empresas, o alinhamento entre o que se é, o que se está disposto a fazer e enfrentar, aos objetivos e desejos é fundamental! Querer uma condição, ou situação futura que requer postura, esforço ou condição atual que não se está disposto, é incompatível e deve-se ter claro que persistir nesta situação pode gerar mais frustração e infelicidade do que bons resultados.

Conhecer-se bem, alinhar as melhores habilidades com as oportunidades e usar no momento e no local certo vai gerar os melhores resultados no campo pessoal e profissional.

Na área empresarial o que se entrega como os benefícios dos bens e serviços, com o preço, as condições, com o ponto de venda, o público-alvo, com a reputação da empresa e dos produtos com promoção de marca e imagem vão gerar bons resultados somente se estiverem bem alinhados.

Um abraço e até a próxima!  

 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume