19/10/2018 às 14:55
Planejando o fim do ano

 

Neste fim de semana prolongado lembrei que depois da Páscoa comentávamos que 2018 iria passar muito rápido, pois havia uma preparação para a Copa do Mundo de Futebol, e que após a final, já estaríamos em plena campanha eleitoral e ao concluir esta, já estaríamos próximos do Natal e fim do ano!

A cultura nacional de envolver-se tanto com estes eventos tem impacto econômico bem importante e identificado pelos economistas que estudam o PIB, mostrando que é notório nos anos de Copa do Mundo e eleições o menor rendimento da produção do país. Considerando que a cada 2 anos temos eleições e que elas coincidem com a Copa do Mundo da FIFA ou com as Olimpíadas, a produtividade ao longo de uma década tem 5 quebras de ritmo. Além das atenções que ficam divididas há os que entendem que não dá para investir, inovar, sem saber os resultados das eleições.

Já dizia Sêneca, que o vento nunca estará bom para quem não sabe para onde ir. Todavia, planejar é a ação mais importante a fazer, para aqueles que sabem onde querem chegar e tem objetivos claros. É justamente em função das eleições trazerem incertezas sobre o próximo período que precisamos planejar nossa vida e nossos negócios. O que você e sua equipe estão planejando para este fim de ano? E para o ano quem?

Sabe-se que por diversos motivos, o fim do ano representa um período de maior movimento na economia, especialmente no varejo de bens e serviços. Também é importante lembrar que a concorrência está mais acirrada, com muitos competidores precisando vender e movimentar seus negócios, além das vendas pela internet e ainda, da entrada dos novos competidores substitutos com novas formas mais rápidas, mais baratas e mais eficientes de fazer muitas atividades. Se você, sua equipe, sua empresa ainda não fez, ou não concluiu os planos para aproveitar melhor este fim de 2018, sugiro que comecem logo.

Como você vai preparar os pontos de vendas, os pontos de contato com o cliente... como está a identificação das proximidades da sede da empresa, a fachada, as vitrines, a limpeza, o jardim e a pintura do prédio? E o site, a fanpage, a lista de contatos? As imagens e os textos estão atualizados?

Como será feita a orientação da equipe de vendas, de atendimento e do telefone sobre as novidades que estão sendo preparadas? As compras e as encomendas para deixar o estoque bem abastecido já foram realizadas, então é mais fácil planejar como fazer o melhor uso do que terá em estoque para conquistar o cliente e vencer a concorrência.

Planejar não é tudo, mas é essencial. No planejamento surgirão as ideias para inovar em diversos pontos e inovando é possível motivar tanto a equipe quanto os fornecedores que podem contribuir, quanto os clientes que são sempre sedentos por novidades. Colocar o plano no papel também auxilia na percepção dos detalhes que faltam e que podem ser aprimorados. Com o plano escrito e revisado fica mais fácil compartilhar o conjunto das atividades com as pessoas que precisam exercer seus papéis para que tudo funcione conforme o projetado.

Para concluir, lembre-se que um planejamento só faz sentido se puder ser colocado em prática e para isso, sempre é necessária uma boa distribuição de tarefas, envolvendo várias pessoas e distribuindo atividades conforme as capacidades de cada um. Quanto mais pessoas envolvidas, maior a força da mobilização. Algumas coisas podem não ficar como você faria, mas os ganhos de motivação e satisfação por auxiliar na mobilização do esforço para ter um fim do ano melhor será maior.

Se planejando já é difícil, imaginem sem. Então mãos a obra, que o fim do ano vem aí e precisamos tirar o melhor de cada um de nós, para fazer deste o melhor fim do ano dentre os vários últimos!

Um abraço e até a próxima!

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume