06/12/2018 às 09:42
Pare de reclamar

 

Pare de reclamar e transforme seus problemas em grandes chances de melhores negócios!

Pense na energia que é gasta para reclamar, resmungar, xingar, esbravejar sobre os problemas que vão surgindo ao longo dos dias. Agora imagine se fosse possível canalizar esta energia para a solução dos problemas, para a criatividade, inovação e novos negócios. Seria bem diferente, não é mesmo? Pense no tempo gasto e no desvio de foco e atenção com as reclamações e lamentações. Então, mãos... melhor: mente a obra!

Parece que muitos não são preparados mentalmente para transformar os problemas em soluções e nem para visualizar aquilo que não está escancarado em na frente, mas não é com todas as pessoas que ocorre isso. Enquanto muita gente reclama, outros tantos enxergam oportunidades nas reclamações e transformam pequenas ou médias crises em oportunidades para melhorias e prosperidade. Qualquer um pode fazer isso, pois enxergar um problema, ou uma oportunidade é uma questão de escolha diante de cada situação. É uma decisão pessoal a forma de agir com o que aparece em sua frente.

Diante das questões mais complexas algumas dicas sempre são importantes. Então, pesquisar sobre casos semelhantes e como foram solucionados é algo que está ao alcance de todos. Mesmo no caso de problemas bem difíceis, é quase impossível que alguém já não tenha enfrentado e que alguns já teham encontrado soluções que podem ser adaptadas a sua realidade. Outra dica importante é não seguir passivamente os aprendizados sem levar em conta as mudanças rápidas que ocorreram e as peculiaridades de cada caso. É preciso avaliar se os padrões tidos como corretos e aceitáveis ainda estão valendo com o que mudou nos últimos tempos.

Muita gente confunde inovação com invenção. Invenção tem mais a ver com produtos imaginativos que podem não resolver o problema. Inovação é fazer melhor do que era antes. Para isso é preciso mais flexibilidade, que é uma caraterística daquelas pessoas que conseguem mudar de opinião e de direção, conforme recebe mais informações e leituras de cenários.

Estar realmente presente de corpo, mente e espírito num lugar é importante para ter mais clareza das situações e assim enxegar as oportunidades. A atenção plena facilita o encontro das soluções. Toda a organização passa por dificuldades e muitos não conseguem manter o equilíbrio quando os problemas começam a se acumular. Se há uma tempestade lá fora, é preciso ter maior resistência dentro da casa para suportar o mau tempo e mais rapidamente poder reagir e arrumar tudo, quando a tempestade passar.

Antecipar soluções aos problemas que podem ocorrer é saudável para a equipe, gera segurança e exercita o planejamento, preparando os diversos setores e pessoas para quando e se ocorrer determinada dificuldade.

Quem ama o que faz tem mais facilidade em encontrar soluções, se dedicar mais e ser criativo para encontrar saídas antes dos concorrentes. Embora seja muito comum falar isso, mas acreditar na capacidade dos executivos, da equipe e do conjunto, vai criando um espírito de equipe, com crença na capacidade de superação, que faz uma grande diferença.

Pare de reclamar! Primeiro porque não é o momento, segundo, porque não vai resolver nada, terceiro porque vai tirar sua energia, quarto porque vai tirar a energia e a motivação de quem está contigo e quinto porque esta enegia pode ser canalizada para transformar os problemas em resultados que darão muita satisfação a todos!

Um abraço e até a próxima!

 

 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume