13/12/2018 às 13:20
Prepare-se para amanhã

 

Por vezes me parece que se fala muito de futuro, e se faz tão pouco por ele. Para alguns, o futuro pode parecer distante, mas depois dos vinte e poucos anos de idade, o futuro chega tão rápido, que é melhor falar em amanhã.

Preparar-se para o futuro, ou para amanhã na sociedade líquida em quase tudo, parece nos escorrer por entre os dedos em pouco tempo, é talvez uma das maiores preocupações e, portanto, um dos maiores desafios quando se pensa no futuro.

         O trabalho e os negócios mudam tão rapidamente e não é só pela tecnologia, mas pela evolução da forma de pensar das pessoas enquanto consumidores, fornecedores e executivos de empresas. Assim, surgem novos postos de trabalho com atividades bem diferentes do que existia antes, reduzem-se postos de trabalho de quem não evolui no ritmo e na diversidade das formas de pensar e agir na modernidade. Como as famílias e as escolas podem auxiliar os estudantes no desenvolvimento destas competências?

         De acordo com uma pesquisa da Pew Research Center, 90% dos líderes entrevistados disse que as habilidades de comunicação são vitais para o sucesso profissional e pessoal. Estimular o aprendizado de uma boa comunicação escrita, oral, apresentação pessoal, linguagem, abordagem, idiomas, bem como a melhoria das relações interpessoais é essencial e um dos mais importantes investimentos, independente da idade.

Um estudo realizado pela Pearson concluiu que os estudantes que pensam criticamente têm maior sucesso tanto no ambiente acadêmico, no campo pessoal, quanto no mundo do trabalho. Estimular as pessoas que estão próximas a focar na solução de problemas que surgem tanto em casa, ou na escola e nas empresas desenvolve competências de resolução de problemas o que é fundamental para nossos dias. A capacidade de enxergar crítica e sistemicamente um problema, avaliar, tirar conclusões lógicas e propor encaminhamentos e soluções tende a ser cada vez mais valorizado. Da mesma forma, quem vê problema em tudo, reclama e não é propositivo, tende a ficar com menos espaço de trabalho, independente da formação.

A pesquisa da Pearson corrobora com muito do que vem sendo estudado e publicado sobre as competências necessárias na visão de futuro do mundo do trabalho. Criatividade e inovação já vêm se apresentando há tempos como destaque nos perfis profissionais mais proeminentes. A capacidade de ter iniciativas, inovar, gerar ideias novas e úteis na solução de problemas será fundamental na seleção para vagas de empregos, e ainda mais importantes na busca por sócios, parceiros de negócios, executivos, coordenadores de setores, e profissionais que todos querem ter consigo. São pessoas a quem se confia o futuro para adaptar e formular soluções eficazes para os problemas do mundo real.

A capacidade de trabalhar bem em equipes colaborativas é vital no mercado de trabalho atual e futuro. Os pais que estimulam atividades colaborativas em casa, os professores que criam aulas colaborativas preparam melhor os jovens para o sucesso em qualquer carreira que se queira desenvolver,melhorando perspectivas de emprego e as possibilidades de avançar em suas carreiras.

Uma pesquisa realizada pelo Fórum Econômico Mundial mostra que as 10 principais competências para 2020, por ordem serão: Solução de problemas complexos; Pensamento crítico; Criatividade; Gerenciamento de pessoas; Colaboração com os outros membros das equipes; Inteligência emocional; Capacidade de avaliar e tomar decisões; Orientar-se pelos serviços; Habilidades de negociação; Flexibilidade cognitiva, que também pode ser entendida como a capacidade de aprender a aprender e mudar conceitos próprios anteriormente estabelecidos.

Comunicação, solução de problemas, pensamento crítico, criatividade, inovação, colaboração, liderança, negociação, relacionamento e adaptabilidade são competências que independentemente da idade, profissão, profissão, ou lugar em que se estiver, é preciso desenvolver para melhorar o que está ao redor.

Um abraço e até a próxima!

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume