11/01/2019 às 17:28
Dicas para inovar em 2019

No início do ano, parece que quase todo mundo quer fazer coisas novas no ano que está por vir. Depois é que vai dando um relaxamento e muitos desejos não viram metas, nem planos e também não se concretizam. Que tal aproveitar o entusiasmo do início do ano e iniciar um processo de inovação? Segue aqui, algumas dicas inspiradas nos textos de Carmine Gallo, colunista da Business Week.

 

Lembre de alguém que você conhece que seguiu uma paixão e estude essa pessoa. Ela produziu ideias criativas e únicas? Parece ter mais energia, entusiasmo e empolgação do que outras pessoas? Fale muito com ela. Você pode ter alguns insights sobre os métodos, o modo de encarar os desafios, como foi a transição entre trabalhar em algo em que não se engajava, para fazer algo que gosta.
 
Você tem interesses fora do que faz para viver? Em caso afirmativo, investigue-os! Você pode ficar surpreso sobre como pode transformar essas paixões em sucesso financeiro. Faça o que gosta. Se ainda não encontrou, continue procurando. Não se acomode.Tente algo novo este ano. Faça um curso, leia um livro ou vá a uma conferência que pode não ter nada a ver com o seu trabalho.
 
Se você for um empregado que se sente preso a um emprego que não gosta, tome providências hoje, mesmo pequenas, para encontrar uma empresa ou um cargo mais compatível com suas habilidades e sua verdadeira vocação. Você nunca se sentirá suficientemente inspirado para criar inovações estimulantes se não gostar da sua função.
 
Se você comanda uma equipe de pessoas em uma grande empresa, desenvolva empreendedores internos, ofereça a elas, tempo, recursos e incentivos para seguir suas paixões e desenvolver novas ideias, e, sobretudo, a confiança de assumir riscos. Nunca subestime o poder da visão audaciosa, específica, concisa e consistente que todos os membros da sua equipe conseguem incorporar. Se ainda não há uma visão assim, 2019 é o momento para ter.
 
Você conhece alguém que motivou outras pessoas comunicando uma grande visão para sua empresa ou iniciativa? Preste atenção na forma como essas pessoas incorporam a visão nas suas conversas.É a visão influenciando a cultura e esta, as ações das pessoas.
 
“Não faça planos modestos. Eles não têm magia para provocar entusiasmo.” É uma frase de Daniel Hudson Burnham, arquiteto, norte-americano. Permita-se sonhar grande e crie uma visão para sua marca que o inspire a levantar todas as manhãs. Desenvolva um propósito nobre que dê sentido à sua vida e a probabilidade é que também inspirará sua equipe.
 
Teste sua visão, torne-a ousada, específica, concisa e constante. Certifique-se de que sua visão se ajusta facilmente em um post de twitter com no máximo 140 caracteres. Imagine-se já tendo realizado sua visão, independentemente de quão longe isso está no futuro. A paixão é o combustível que lhe fornece energia para alcançar seus sonhos, mas a visão fornece o roteiro.
 
Utilize analogias e metáforas para pensar sobre um problema. Ao encontrar similaridades entre duas coisas que não são parecidas, seu cérebro realiza conexões novas e às vezes, profundas.Deixe sua zona de conforto de vez em quando, pois isso é básico para o processo criativo florescer. Não viva com medo do novo e abrace a mudança. Abrace a diversidade de opinião e experiência. Lembre-se da frase de Albert Einstein, “A imaginação é mais importante do que o conhecimento”.
 
Dedique 15 minutos por dia formulando perguntas que desafiam o status quo. Em vez de perguntar “como?”, utilize perguntas que começam com “porquê?” e “e se...?”. Busque novas experiências. Os pesquisadores dizem que em quanto mais lugares diferentes uma pessoa viveu, mais esta pessoa tende a aproveitar essa experiência para criar ideias, processos ou métodos inovadores.
 
Finalizando, em 2019, permita um bom espaço para experiências, inovações, mudanças em seu planejamento, começando logo, para aproveitar o entusiasmo deste momento.
 
 
Ainda está valendo o desejo de um Feliz e Próspero 2019 a todos!
 
 
 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume