24/01/2019 às 17:35
Fuja do convencional

Estamos numa fase de muitas oportunidades, e creio esta é quase uma unanimidade entre os pensadores de economia, gestão e negócios. Percebem-se oportunidades em quase todos os setores, mas especialmente para aqueles que estão mais propensos a fugir do convencional, buscar outras formas e caminhos diferentes.


Existem empresas que inauguram novas formas de se relacionar com os clientes e aplicam este tipo de postura em toda a cultura corporativa. Elas são diferenciadas, pois, além do produto que oferecem, agregam ideias e práticas inovadoras que fogem do senso comum e estimulam uma nova modalidade de comportamento empresarial.


Há tempos já se observa em várias empresas esta atitude diferente enraizada nas próprias instalações de seus escritórios, com espaços para relaxamento, leituras, café, lanche, descanso e descontração. Não somente no exterior, mas no Brasil e na nossa região encontramos, embora ainda poucas diante do todo, várias empresas estão inovando as formas de se relacionar com seus empregados e seus clientes. Fez história no Brasil e no mundo o empresário Ricardo Sembler, na época dirigindo a Semco S/A, que dentre outras muitas iniciativas, criou um comitê de inovação onde uma ideia só seria aprovada se alguém dissesse “Você está louco!”. Empresas e executivos que pensam diferente, que buscam estar “fora do quadrado”, fugindo do tradicional correm o risco de ser ridicularizados, de fracassar, de perder dinheiro e credibilidade, mas por outro lado, podem alavancar suas vidas e negócios para sempre, aproveitando melhor que os outros as oportunidades que aparecem.


Como você pode criar “ideias malucas” dentro da sua organização e desenvolver algumas delas para diferenciar o seu negócio? Propostas bem sucedidas que o mundo todo admira e prestigia hoje, há bem pouco tempo atrás foram vistas como loucura de alguém ou de um grupo. É preciso ousadia para fazer um caminho diferente.


Nesta época de profundas mudanças econômicas e sociais, incentivar a criatividade e a inovação em todos os setores se torna cada vez mais fundamental. Esteja antenado: você já sabe que o melhor investimento que se pode fazer é em aprendizado. Não pare de estudar. Novos aprendizados dão insights e informações para ideias novas e pertinentes. Tenha alguns ídolos, pessoas a quem admirar, mas fuja do óbvio. Faça uma lista de pessoas e empresas cuja história te deixam admirado e procure conhece-los mais profundamente. Com as redes sociais e a internet, a vida de quase todo mundo está mais ou menos exposta na rede.


Sonhe com os pés no chão. Como você se vê daqui a um ano? Como você se vê daqui a cinco anos? E daqui a 10? Se faça essas perguntas e imagine qual será a sua situação no futuro após implementar suas novas ideias. Sabe aquela brincadeira do Facebook com fotos de 2009 e 2019? Imagine outra, onde compara a sua vida de 2019 com a de 2024 e 2029.


Estude profundamente os atuais e futuros concorrentes comprando os produtos e serviços deles e estudando o que eles têm de diferenças e semelhanças. Verifique como é o atendimento, a assistência e o pós-venda. Se você se sentiu satisfeito comece a pensar em formas de fazer ainda melhor. Se ficou insatisfeito, fique alerta! É possível que outros possíveis concorrentes já perceberamisso e já estejam se organizando para fazer melhor do que as empresas em atuação.

Fuja do óbvio. Sabe aquele conhecido que montou aquele negócio que está fazendo o maior sucesso e todo mundo está copiando? É uma febre e deve ser um ótimo negócio, certo?Errado! Se todo mundo está fazendo, significa que em breve o mercado terá mais oferta do que demanda. A consequência será a queda nos preços e a falência de alguns dos que só entraram na onda. Fuja do óbvio. Ideias óbvias são fáceis e, por isso, muitos podem copiar. Por isso, tente encontrar uma solução que o mercado ainda não tem. Isso te ajudará no lançamento de novos produtos, ou de uma nova empresa e deixará mais difícil a entrada de novos competidores no mercado.

 

Um abraço e até a próxima!
 

 

 

 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume