22/02/2019 às 16:58
Vale a pena participar de Feiras?

 Quantas vezes você e sua equipe avaliaram adequadamente se vale a pena participar da Feira/Exposição do seu município e/ou da região? A ideia de hoje é fazer uma reflexão para auxiliar na decisão de ir e como participar, pois as Feiras de 2019 vem aí!

 

            Levar seus produtos, sejam eles bens de consumo, bens duráveis ou serviços para perto do público, é uma excelente oportunidade para encontrar os consumidores que vão no evento, mas não frequentam seu estabelecimento, conhecendo pouco o que se pode oferecer a ele. A participação em Feiras e outros eventos, além de ajudar na divulgação da marca da empresa e dos produtos, e também de quem trabalha na empresa, possibilita a atualização sobre o que os concorrentes estão apresentando ao mercado. Também são muitas as empresas que veem nas feiras, a oportunidade de economia com os custos de manter uma loja física na cidade onde ocorre a Feira/Exposição.
 
Como aproveitar ao máximo a participação em Feiras e eventos, onde e quando participar?
 
A primeira resposta a ser buscada antes da decisão de participar do evento, é qual o objetivo da presença da empresa na Feira. Depois, se a Feira e seu público tem potencial para o que a empresa objetiva. Em seguida, se a empresa está disposta a investir os recursos físicos, financeiros e humanos necessários para alcançar o objetivo e tentar aproveitar ao máximo, o potencial do evento. Ao andar pelas ruas e corredores das Feiras, percebe-se a diferença de propósito de cada empresa participante e como cada uma se preparou para alcançar seu objetivo em cada feira.
 
A principal diferença entre expor os produtos numa loja física e numa feira, é a disponibilidade do espaço. No ponto comercial próprio, o espaço e a estrutura para exposição da mercadoria já foram pensadas de forma mais completa, pela experiência, tempo, espaço, enquanto que nas feiras, é preciso adaptar-se ao que os organizadores oferecem. É preciso verificar antes de assinar o contrato de participação, vários detalhes que por vezes são vistos somente dias antes do evento iniciar, como por exemplo, se a identidade da empresa pode ser minimamente preservada. Também é importante investir no visual merchandising, como iluminação direcionada, displays para suporte de produtos com alturas diferentes, tecidos e materiais que valorizem os objetos, além de aromas e sons, quando possível, que atraem maior atenção do público transeunte do evento.
 
Nas feiras é possível estar mais próximo dos clientes que a empresa deseja, falar dos produtos com mais detalhes, mais tempo e mais informalmente, pois em geral o público está a passeio no evento.
 
Utilizar adequadamente as redes sociais e investir na divulgação da participação da empresa na Feira, dizendo que estará lá, de que forma e quais os atrativos, auxilia bastante. Muitas empresas que participam regularmente de feiras relatam que o primeiro contato com muitos clientes, hoje fiéis, se deu numa feira.Para quem vai expor pela primeira vez numa Feira é importante conversar com os expositores que já conhecem o local e participaram de eventos anteriores, tanto com os que fizeram bons negócios, quanto os que não alcançaram os objetivos.
 
Levar novidades, produtos que fogem do convencional que pode ser facilmente comprado em outros locais ao longo do ano é uma das dicas mais importantes. Para quem tem loja física na cidade, ou próxima da feira, deixar cartão de visita, material impresso e um atrativo para visitar pessoalmente é muito importante e amplia o efeito da Feira sobre o negócio, com possibilidades de aumentar os resultados.
 
Participar da Feira do seu município pode gerar ainda mais vantagens, considerando a possibilidade de se apresentar de uma forma um pouco diferente do que vem fazendo, principalmente para aqueles que moram no município ou na região, tem potencial, mas ainda não são clientes, ou ainda não conhecem todos os produtos que a empresa oferece.
 
Um abraço e até a próxima!
 
 
 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume