28/02/2019 às 11:50
Chegou o Marketing 4.0

 Desde o lançamento no final de 2016, causa repercussão entre os especialistas, o livro Marketing 4.0, assinado por aquele que é considerado o pai do marketing moderno, Philip Kotler, juntamente com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. O tema e o termo, porém, ainda não está tão difundido entre as empresas e profissionais e, por isso, compartilho um pouco desta tendência com os leitores.

Precisamos lembrar que o Marketing 1.0 é focado no produto, seja ele bem de consumo, bem durável ou serviço, enaltecendo qualidade, marca, benefícios diretos e outros fatores focados na racionalidade do público alvo. O Marketing 2.0 além da valorização dos produtos, é focado nos aspectos emocionais do consumidor, procurando entender melhor seu comportamento e atender melhor seus desejos e necessidades. O Marketing 3.0 por sua vez, além das razões e das emoções do público alvo, foca nos aspectos espirituais dos diversos segmentos, destacando os valores da empresa e suas propostas, envolvendo questões como compromisso social, ambiental, trabalhista, tributária, segurança, dentre outras.
Considerando os aspectos racionais, emocionais e espirituais do público alvo, o Marketing 4.0 propõe a adaptação dos negócios e produtos para a fase atual da era digital, com a consolidação do comportamento global de corrida a internet sempre que surge alguma dúvida ou problema. A internet tornou o mundo mais inclusivo, contribuindo dentre outros aspectos, para um ambiente mais amplo, mais diversificado e mais colaborativo. Como os seus negócios estão presentes neste contexto? A colaboração externa proporcionada pelas ações das pessoas e organizações na internet é tão grande e intensa que há muita dificuldade de medir o volume, os impactos e o valor.
conectividade que há poucos anos se dava pessoalmente, ou de forma limitada pelas mídias tradicionais, mudou de fato a história do marketing, e por isso o destaque desta fase como Marketing 4.0. O comportamento das pessoas mudou de forma muito significativa, porém, tão natural e coletivamente que alguns empresários e profissionais não se deram conta. É notório que cada vez mais pessoas fazem pesquisas antes de ir as compras, assim como é comportamento comum demonstrado em diversas pesquisas o volume de acessos em sites de vendas logo após um comercial de rádio ou TV. Outro comportamento que cresce intensamente é a busca por mais informações na internet após uma matéria na TV, rádio ou jornal, assim como cresce exponencialmente o uso dos smartphones dentro das lojas físicas, pesquisando e pedindo opinião a outros consumidores momentos antes de comprar o produto. Estes são alguns dos muitos motivos pelos quais se deve aliar a mídia tradicional, os pontos de venda físicos, com as mídias digitais.
A ampliação em níveis sem precedentes das comunicações entre consumidores que antes colhiam as opiniões de amigos, colegas e familiares antes das compras, passando a consultar os fóruns de consumidores com opiniões e pareceres sobre praticamente tudo. Criar estratégias para valorizar a empresa e seus produtos na opinião das pessoas que participam destes fóruns é fundamental, visando construir uma base de proteção e confiança, com fãs online que se tornarão verdadeiros advogados da marca.
A conectividade nos negócios avança em níveis impressionantes e quem ainda não foi muito efetivo nestas ações, recomendo que se apresse e priorize tempo e recursos neste sentido. A participação dos clientes/consumidoresnos processos de criação de produtos, pesquisa, promoção e venda é altamente estratégico. O Marketing 4.0 não veio substituir as fases anteriores e sim ampliar o conceito tradicional, pois ambos precisam coexistir e exercer seus papéis na jornada de compra, vendendo mais e engajando os clientes em prol da defesa da marca. A fidelidade não é só quem compra sempre com você, mas também quem defende e recomenda sua marca, mesmo que não esteja consumindo no momento.
Finalizando, é importante lembrar que o Marketing 4.0 é uma combinação do marketing online e offline (físico) entre empresas e seus públicos alvo.
 
Um abraço e até a próxima!

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume