13/08/2014 às 17:27
Dicas para aumentar a autoconfiança

A ciência já mostrou que as pessoas autoconfiantes são cada vez mais admiradas, estudadas e observadas, inclusive na tentativa de se compreender e até mesmo reproduzir os comportamentos de sucesso. Se você já sabe disso deve estar se perguntando, como desenvolver autoconfiança na medida certa. Gisele Meter, consultora e autora que também pesquisa o assunto publicou na Administradores.com de 25 de março de 2014, algumas orientações e dicas que compartilho e comento para aos amigos.
Sabe-se que no ambiente profissional, pessoas autoconfiantes se destacam rapidamente, e acabam muitas vezes por construir uma carreira com a qual muitos sonham, de maneira própria e totalmente autêntica. Uma carreira profissional pode ser comparada a uma construção, pois carreiras e construções precisam de uma boa fundação para se sustentar, mas como construir uma base sólida para nossa vida profissional?
A primeira coisa que precisamos, é realmente acreditar que somos capazes. O primeiro passo para uma carreira bem sucedida não está em cursar uma boa faculdade, títulos de graduação, especializações ou outra questão externa, pois o primeiro passo está dentro de cada um de nós: a autoconfiança. É fácil constatar quando vemos que pessoas com os mesmos títulos, da mesma instituição, tem desempenhos profissionais bem diferentes. Antes dos títulos é necessário acreditarmos e nos colocarmos como pessoas capazes para conseguir o que quer que seja, o que é fundamental para adquirir os conhecimentos profissionais que vão além do que o curso e a instituição proporciona.
É a autoconfiança que faz com que possamos decidir que rumo devemos tomar, por isso é tão importante cuidar dos pensamentos presentes em nossa mente, que fatalmente determinam boa parte de nossa vida. Num processo de autoavaliação é fácil constatar as barreiras que cada um de nós cria, dificultando o próprio desenvolvimento. Da mesma forma que somos criativos para nos impor limites, também podemos superar o que nos impede de seguir adiante. Por isso somos aquilo que escolhemos nos tornar, consciente ou insconscientemente.
Seguem algumas dicas de Gisele Meter, para fortalecer a autoconfiança:
Pense positivo – Estudos da neurociência apontam que pensar positivo altera significativamente regiões do cérebro ligadas à emoção e ao planejamento estratégico. Quando pensamos no lado bom das coisas, deixamos o caminho livre para que o pensamento flua, encontrando melhores saídas para o que precisamos e consequentemente aumentando as chances de que as escolhas sejam mais acertadas. Pensar positivo, além de fazer bem para a mente, ainda afeta positivamente no comportamento das pessoas que nos cercam, gerando um ciclo de bem estar e animosidade à sua volta.
Deixe a espontaneidade fluir Existem momentos que precisamos deixar de lado a seriedade e nos permitirmos agir espontaneamente. Se ficarmos pensando somente no que podemos ser ou ter, acabamos por deixar de aproveitar o que temos de melhor agora!
Saiba que você é uma pessoa única – Não existe outra pessoa igual a você no mundo. Sua voz, suas características físicas, seu conhecimento e suas experiências, são individuais e constituem tudo aquilo que faz com que você seja a pessoa que é. Sua singularidade é seu principal diferencial.
Valorize suas características – Um ponto fundamental para a autoconfiança é a valorização de características especificas. Pessoas autoconfiantes sabem reconhecer e valorizar cada ponto forte que possuem e assim acabam por conquistar aquilo que desejam. Veja o que você tem de melhor e utilize a seu favor, para você fazer aquilo que gostaria.
Acredite em si mesmo – Se você não acreditar em seu potencial, as outras pessoas também não acreditarão e isto é algo que pode ser inexplicavelmente sentido. Quando não acreditamos em nosso potencial, acabamos por destacar esta insegurança de maneira inconsciente, fazendo com que outras pessoas também não acreditem naquilo que somos. Portanto, afaste as duvidas que tem em relação ao que você consegue. Somos aquilo que acreditamos ser e nos tornamos justamente aquilo que escolhemos nos tornar.
Desejando muita autoconfiança a todos os amigos leitores, um abraço a todos e até a próxima!


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume

 


Marcelo Blume é Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção. Vice-diretor da FAHOR e professor convidado em diversas IES, também é sócio e consultor da Referenda Consultoria, palestrante, pesquisador e escritor, com artigos e 4 livros publicados na área de gestão.

 

 

 

Administrador, Especialista em Marketing e Mestre em Engenharia de Produção.

É professor da Unijuí e convidado em diversas IES e sócio e consultor da Referenda Consultoria. Também é colunista de 9 jornais e revistas do interior do RS, blogs e newsletters e ainda é palestrante, pesquisador e escritor, com diversos artigos e 4 livros publicados nos temas planejamento, liderança, marketing e educação. 

Email: marcelo.blume@referenda.com.br

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Marcelo Blume