08/08/2017 às 11:07
PRÉ-NATAL – PARTO – PUERPÉRIO

 Um trio de peso.

Enumerar vantagens da amamentação, neste Agosto Dourado, seria óbvio. Complementa o ciclo gravídico-puerperal. Contudo, chover no molhado, vale a pena. Fenômenos distorcidos acontecem. 
O Pré-Natal está virando ultrassonografia, curiosidade na busca do sexo do viventinho.O parto se transformou em sinônimo de cirurgia em excesso.
O puerpério? Ah! Este? Folga remunerada no trabalho.
Será tudo isto? Exagero?Seria bom, útil e consciencioso analisar por outro ângulo, mais humano.
Amamentar constitui ato de amor, doação, aprendizado, economia familiar. Quem lucra com o leite materno? O foco: o pequenino. Fica pertinho da mamãe, aconchegado, nutrido. As defesas maternas (anticorpos) vão direto para o nenê, evitando o aparecimento de moléstias, assim fortificando-o.
A disponibilidade, a temperatura certa, digestão fácil, estão à mercê. Basta um pouquinho de bom senso da mamãe e, principalmente, dos familiares. Estes deveriam ser os primeiros incentivadores. Dificuldades existem. Marinheiro de primeira viagem, adolescentes, multíparas que não amamentaram os anteriores. Estas últimas ainda dão uma de sabichonas, apregoando que a vó, ela própria não amamentou, então, a filha não vai ‘descer o leite’. Falso silogismo. Premissas errôneas.
Quanto mais o nenê sugar, mais junta leite. Líquidos são dados conforme necessidades. A cerveja preta seria uma receita tradicional. 
A amamentação não pode ser realizada em mães HIV positiva; dificuldades com o recém-nascido, como alta prematuridade, fenda palatina. Nestes podem ser retirados leite materno e fornecido através de ‘caninhos’ (cateter).
Não seja displicente. Livre demanda no primeiro mês. Controlar peso do RN. A amamentação exclusiva é feita até os seis meses. Após, entram outros alimentos. A amamentação é recomendada até os dois anos.  O mais importante na maternidade ainda continua sendo o recém-nascido. Pense, futuramente, no QI (quociente intelectual) de seu filho. Muitas crianças continuariam vivas se fossem amamentadas com este líquido dourado.
 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti