03/10/2017 às 16:42
MODA ROSA

É top. Vista-se de rosa. A hora é agora.
Imagine você alertar outras mulheres para a prevenção do câncer de mama. Multiplicam-se as mamografias. Radiologistas se põem a trabalhar, vertiginosamente.
A Liga Feminina do Câncer se encontra a mil/hora. Objetos rosa não faltam. Camisetas, chinelos, havaianas, fitas róseas.
A sociedade interage e se impregna de rosa.
Mídias se envolvem. Vitrines tomam colorido rosa. Na rua, mulheres já desfilam de camisetas.
A natureza coopera. Como se vive em época primaveril, os canteiros, disciplinarmente arranjados, sorriem multicolores.
Um dos cânceres que se consegue captar, o mais precoce possível, localiza-se na mama. Nódulos minúsculos e calcificações suspeitas somente se podem visualizar por mamografia. Complementa-se com ecografia mamária.
A primeira mamografia pode ser realizada aos 35 anos, se houver casos na família. A rotina se inicia aos 40 anos. E quando termina? Até São Pedro chamar... Após os 70 anos, mulheres que a fazem regularmente, o espaço pode ser prolongado por três anos.
A década onde ocorre mais cânceres, estatisticamente, seria dos 50 aos 60 anos. Mas, atenção, ninguém está fora da procura, ou melhor, da prevenção.
Serviços de oncologia se multiplicam. Clínicas, ginecologistas, radiologistas, ultrassonografistas são fáceis de serem encontrados. Não há necessidade de recorrer a grandes centros para a realização de exames. Isto vale também para tratamentos, quer seja cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Controles são agendados.
E, você MULHER, goste de seu corpo. Trate-o com amor, respeito e dedicação.
Cuide-se. Ame você.
Fique na moda. Vista rosa.


 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti