29/01/2018 às 17:11
TEIMOSIA GERA DOENÇA

Será?
O homem foi criado para ser o dominador de outros seres animais e vegetais. Até de seres inanimados. O cuidador por excelência.
Parece estar diminuindo sua força, seu raciocínio, seu império.
Em primeiro lugar para seu Eu. Para os mosquitos. Para as forças da natureza. Mas, ele está envolvido, indiretamente, nestas perdas.
Com a melhoria do padrão de vida de muitos, está surgindo outra ‘epidemia’: a obesidade. É o foco de hoje.
Paciente vem, anualmente, fazer revisão ginecológica (Papanicolaou, mama, ossos, estado geral) e vai aquela ladainha, não muito simpática, para diminuir suas ‘formas’ SEM CIRURGIAS PALIATIVAS. O domínio do próprio corpo se perdeu na estória. E sempre a mesma desculpa: ‘Eu não como’. Vem à lembrança, ao visitar uma paciente, foi visível a panela com carne de porco, bem gordinha. A afirmação foi: ‘É só hoje!’. Será?
A cidade deveria estar apinhada de pessoas caminhando, correndo, exercitando-se. O poder público já sentiu esta necessidade e está dispondo academias ao ar livre para seus munícipes.
Há várias maneiras de observar sua redução de massa. Subir na balança, nem sempre é a melhor solução. A balança se irrita com tanta burrice (pobre do burro!).
Cada vez os cursos de Nutrição soltam mais profissionais na cidade. Orientação é que não falta.
Bons hábitos alimentares se iniciam em casa (regra geral para tudo). Crianças sem refrigerantes, doces, produtos químicos, corantes, conservantes. Sucos e leite em caixinha tomem cuidado.
Procurar produtos naturais. Feiras existem. Façam hortas caseiras. Pequenos vasos. Ao realizar festinhas infantis, optem por sucos naturais. A moda pode pegar. Não é pagar mico! Merendas escolares estão uma beleza ao comparar com tempos anteriores. Existem funcionárias contratadas para tal fim.
Por que mais gordinhos e sedentários? Para engrossar a fila de obesos, infartos, lesões ortopédicas, casas de modas para números GG e Extra, hipertensão, diabete, dificuldades até ‘naquilo’ que você pensou, etc. Será?
Trabalhe seu corpo. Teimosia já era! ‘Corpito’, natural, nos trinques, é felicidade. Faz a humanidade mostrar sua racionalidade.


 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti