06/02/2018 às 10:52
SEMANA QUENTE

São muitas nuances.
A temperatura testa os órgãos vitais. Coração lento. Cérebro quente. Pele oleosa, ou seca, ou ainda, pegajosa. Rim lerdo. Boca seca. Olhos desérticos. Força sanguínea lá embaixo. É muita perda líquida. ‘Eu não suo’. Muito rápida a evaporação, via pele, que, as glândulas sudoríparas em intenso trabalho não são percebidos os resultados. O suor chega à pele e some rápido, não sendo percebida a umidade. Mas, mesmo assim, sobram para as axilas, pés, mãos, dobras do cotovelo, raízes das coxas (mais nos obesos), em volta da cintura, cabelos. O suor escorre pela face. Os carecas, devido ao uso de bonés ou assemelhados, estão, demasiadamente, molhados. A careca ou o boné! Com tudo isto, a reposição de líquidos dever ser refeita. Água, muita água.
A perda líquida baixa a pressão arterial. Os hipertensos agradecem ao verão. Há uma dilatação dos vasos, diminuindo a pressão. Líquidos e mais líquidos neste calor missioneiro. No inverno, o hipertenso deve programar viagem ao nordeste ou norte.
Nesta semana, entram os dias de folia. Aparece o carnaval, marca do povo brasileiro na sua festa mais popular. De norte a sul, o povo miscigenado vai às ruas, independente de sexo, raça, ritmo e local. Fantasias, plumas e paetês. O frevo, axés, sertanejos, samba e, até o vaneirão sambado, vão às ruas, identificando a diversidade deste imenso território. Outros, ainda, fogem da folia para encontros religiosos, descanso, pescaria, acampamentos diversos.
Também esquenta a temperatura, ou melhor, a cabeça dos pais de adolescentes, acompanhando-os, seguindo caminhos dos filhos, preocupando-se. Pais, não fiquem em casa dormindo. Saiam, perambulem. Esta semana quente, tira o bumbum da cadeira de todas as idades. Não faltam bailes infantis. Marchinhas de antigos carnavais trazem alegria à velha guarda. Muitas ainda fazem sucesso entre a garotada.
Cuidados? Hidratação. Dormir. Festejar a alegria. Continuam as oportunas dicas: álcool proibido a menores, drogas ausentes de todos. Sexo com responsabilidade, ou seja, evitar gravidez não desejada e DST – doenças sexualmente transmissíveis. E os pais não durmam no ponto. Acompanhem seus filhos, para não chorar depois.
Semana quente. Não esquente a cabeça. Tome um banho de água fria e... Samba no pé.
 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti