02/10/2018 às 10:43
CORES

 

 Cores e mais cores.

         Todo mês troca. Prevenção disto. Disso. Daquilo.

         É o mês lilás. Amarelo. Vermelho. Rosa. Azul. Dourado.

         Um esforço comunitário. Associações trabalham. Inovam. Buscam todas as artimanhas para chamar atenção dos populares.

         Serviços e mais serviços. De graça. E, assim mesmo, o câncer que poderia ser diagnosticado, precocemente, em fases iniciais, não se efetua. Qual a justificativa? Pessoas esperam que um carro estacione à sua porta e a(o) leve para realizar exames.

         Saúde pública não pode ser confundida com caridade. Ela insiste na prevenção. Primária quando a doença não se estabeleceu. Precisa chegar antes dela. Isto somente se consegue mediante a realização espontânea de exames. Estes são oferecidos. A estatística mostra que diminuíram os exames radiológicos de mamografia e coleta de preventivos de câncer de colo uterino aqui na região.

         Há mulheres que não realizam a mamografia. Confiam em seu autoexame. Lembrar que, quando se toca um nódulo e, se este for neoplásico, as células já podem andar longe.

         Também há confusão entre mamografia e ecografia. São exames diferentes. A ecografia complementa a mamografia. A ecografia ou ultrassonografia da mama é mais empregada para mamas densas. Muito usada em idades jovens. Ela vai salientar se a área do ‘nódulo’ visto pela mamografia é solida, líquida. Há indicação de biópsia para esclarecer diagnóstico maligno ou benigno.

         Cada vez há mais ofertas de locais para coleta de preventivo de colo de útero. As lesões vão aparecendo, gradativamente, até chegar ao câncer do colo uterino. O exame para Papanicolaou mostra estas etapas. Quando aparecem as células atípicas, vai se monitorando sua progressão ou regressão. A maioria retorna à normalidade.

         Com a vacinação para HPV  em meninase meninos em fases pré-adolescentes, vai diminuir,  progressivamente,  a incidência do câncer de colo e pênis.

         Serviços gratuitos são ofertados. Basta ir.

         Cores e mais cores. Que elas continuem enfeitando a vida.

 

 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti