30/10/2018 às 10:06
CADA QUAL

 

 Civilização relata a história dos povos. Também denota atos de cortesia, educação, instrução.

         O Civismo trata de interesse público bem arraigado no interior de cada um. É o patriotismo. Amor ao território, às gentes, à natureza de seu país; torna todos irmãos. Estes, bem entendido, que se ajustam. Que se relacionam  com respeito, dignidade, civilidade.

         A mídia interfere nas ditas cidades civilizáveis, tornando-as revestidas de uma animalidade irracional. Inimizades surgem do nada. De bate-boca, sem lógica alguma.

         Nesta época, em que florescem (com escusas às lindas flores) as dissidências, ideias opostas, gladiadores, ditos humanos, se dispõem na arena, tomando o lugar de feras, dispostos a exterminar indivíduos da mesma espécie. Tudo por mero pensamento diferente. Cada qual solta suas feras reprimidas.

         Após a tempestade, vem a bonança. Mas, aquilo que a intempérie destruiu, leva anos para harmonizar, ou, na pior das situações, nada volta a normalizar. Basta uma faísca e tudo volta a situações grotescas e irracionais.

         Quantas pessoas, ao se deparar com mídias, verídicas ou não, rompem relações ou ficam enrustidas após desentendimentos, no caso, partidos políticos.

         Todos têm direito a se expressar, mas até o limite da área do vizinho. Divergências não levam melhorias, tão almejadas, em prol da cidadania.

         A luta pela sobrevivência sublinha a vida até da irracionalidade. Animais lutam por suas crias. O humano tem racionalidade suficiente de lutar e trabalhar, visando conseguir seu pão de cada dia. Não deve esperar ‘sentadinho’ que suas atribuições se desviem para outrem.

         O trabalho enobrece. Tira da miséria, pelo próprio esforço. A vitória aumenta a autoestima. Nada de aguardar na fila por doações eternas.

         À luta para humanizar a terra que o gerou. Ao trabalho. Cada qual com suas habilidades e vontade. Parasita não!

 

 

 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti