27/02/2019 às 15:48
CISTOS OVARIANOS

 E daí?

            Cistos pequeninos (micros) e dão tanto desgoverno!
            Disfunção hormonal, feminina. Acomete de 7 a 15% da população jovem feminina, na idade reprodutiva. Constitui a principal causa de não ovulação. Esterilidade/ou infertilidade como uma das consequências.
            Além disso, aumenta o risco de diabete, obesidade, problema de colesterol e triglicerídeos, gordura no fígado não alcoólica, transtornos do sono. Leva com isso a problemas cardiovasculares.
            Para o diagnóstico, basta apresentar confirmação de anovulação crônica, sinais clínicos e micropolicistos ovarianos ao ultrassom.
            A aparência externa (fenótipo) pode variar. 70%, comumente, são obesas, pelos (hirsutismo), acne, pele oleosa, não conseguem engravidar. A evolução, nestes casos, é mais desfavorável. O excesso de hormônios androgênicos (masculinos), a anovulação e outros fatores (resistência à insulina), contribuem para o aspecto masculinizado. 
            Tratamentos são estabelecidos, interferindo no mecanismo hormonal, diminuindo a anovulação e aparência externa. Perda de peso, mudanças no estilo de vida, cirurgia bariátrica e medicamentos específicos são fundamentais no tratamento.
            Exames realizados servem para diferençar e observar o aparecimento de doenças anexas (comorbidades).
            Para o tratamento auxiliar de pele, são recomendadas medidas cosméticas.
            Sentar à mesa, diariamente, comendo, ou melhor, limpando todas as iguarias ali existentes, nunca irá melhorar a síndrome dos ovários policísticos. A conscientização da obesidade acentua o melhor caminho para todas as doenças já existentes e o aparecimento futuro da síndrome metabólica (diabete, hipertensão), consequência grave que pode ter iniciado com a comilança.
            Lembrar ainda que restam outros 30% de pacientes com SOP que, necessariamente, não são obesas.
            A SOP é uma endocrinopatia sempre em pesquisa e tratamentos diversificados e duradouros, abrangendo diversas especialidades.
            Portanto, manter peso ideal continua sendo a prevenção mais atuante das consequências da SOP.
            Governe seu ovário, ou melhor, seu apetite.
 
 

Médica

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais posts de Norma Benvenuti