27/08/2018 às 09:29
URI – São Luiz Gonzaga coordenou abertura da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
URI – São Luiz Gonzaga coordenou abertura  da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência
A equipe organizadora do evento

 Na manhã desta terça-feira, 21, foi realizado no Salão de Atos da URI – São Luiz Gonzaga a abertura das atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. A temática de 2018 é “Cidades Acessíveis – Sociedade Inclusiva. O seminário de abertura foi idealizado em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, SEMECE, 32ª CRE e URI – São Luiz Gonzaga.

Na abertura do evento estiveram a Diretora Geral da URI – São Luiz Gonzaga, Professora Dinara Bortoli Tomasi, Prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Luiz Brondani, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Nair Callegaro, Representando da Câmara de Vereadores, Maria de Lourdes Pereira Matzembacker, Representando o Comando do 4RCB, Sub-Ten. Limana, Coordenador de Educação da 32ª CRE, Victor Hugo Pereira Nascimento, Secretária Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga, Rosângela Vidoto e Secretário Municipal de Assistência Social de São Luiz Gonzaga, Paulo Cesar Trindade Garcia.

O Hino Nacional Brasileiro teve a interpretação de libras pela Professora Ilsa Dubal. E o hino rio-grandense foi entoado pela professora Ângela Taís Oliveira e interpretado por meio de libras pela professora Rosane Buchard. Também, na oportunidade foram realizadas apresentações artísticas, sendo o “Projeto Música na Escola”, coordenado pelo professor Fernando Barrilari e com a presença dos alunos Maria Eduarda e Alexandre Simionato. O Grupo de Danças Folclóricas da Escola Amália Germano de Paula, coordenado pela voluntária Bervely Bassani presentou também o público com bela apresentação. E as alunas, Ane, Rafaela e Mariana da RAE (Rede de Apoio a Escola) dançaram a música “Como é bom ser diferente”.

Após a abertura oficial com a fala das autoridades, as quais demonstraram a importância desta reflexão coletiva sobre a acessibilidade e inclusão, a professora Jocemeri Karlinski, realizou uma fala destacando sua trajetória de trabalho sobre a inclusão de pessoas com deficiência no contexto da escola.

Finalizando a manhã os professores e gestores das escolas de São Luiz Gonzaga e municípios de abrangência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação, realizaram uma dinâmica de vivência coordenada pela jornalista Pâmela Moraes e logo após a professora Lizandra Andrade Nascimento, psicóloga e Doutora em Educação realizou uma explanação sobre o Núcleo de Acessibilidade da URI – São Luiz Gonzaga, que está atualmente sob sua coordenação, e refletiu sobre as diferentes formas de inclusão. Ao longo das falas e atividades a acadêmica de fisioterapia da URI – São Luiz Gonzaga, Caroline Fagundes Caetano, cantou músicas sobre a temática do dia, emocionando os presentes.

No turno da tarde, a palestra foi proferida pela professora Anelise Brod, da Pró-Reitoria de Ensino da URI. O tema enfatizado foi o Programa Institucional de Inclusão e Acessibilidade, da URI. Logo após, a equipe da Equoterapia, destacou as atividades que realiza e como essa modalidade é importante para o desenvolvimento de pessoas com deficiências. A semana segue com extensa programação.

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Agricultura