19/05/2017 às 10:48
Tirando leite de pedra: Empreendedorismo em foco na URI – São Luiz Gonzaga

O XV Ciclo de Debates de Administração (CIDEAD) do CRA-RS foi realizado na URI – São Luiz Gonzaga, na noite desta quarta-feira, 17. “Esse é um momento em que o Conselho torna-se presente em suas comunidades, oportunizando também a aproximação com a universidade” afirmou o administrador João Alberto Gonçalves Junior, vice-presidente Institucional do CRA – RS, presente no evento.
O debate, mediado pelo administrador e professor Alceu Lopez teve a participação do palestrante da noite, mestre em Marketing e autor do livro “A Riqueza das Favelas: O empreendedorismo entre morros e vielas”, adm. Vinicius Mendes Lima. “Cantinas em presídios, cantor de funk, barracas de crepe em escolas, sócio de produtora de formatura, dono de um complexo esportivo e cultural… Quando a gente quer, a gente dá um jeito”. A declaração é de quem empreendeu todos os negócios citados, o adm. Vinicius Mendes Lima, que participou do CIDEAD com a palestra “Leite de pedra: Empreender é para todos”. Em sua explanação, mostrou que é preciso dar subsídios para que as pessoas possam exercer não apenas as profissões comuns, que todos conhecemos, mas também criar soluções que possam oportunizar um próprio negócio. O tema da palestra faz referência ao ditado popular no sentido que é possível empreender mesmo sem condições favoráveis para que isso ocorra.
O palestrante explicou que empreendedorismo ainda não é uma ciência, mas está quase virando de tão procurado e estudado que tem sido. “As pessoas que ainda não se engajaram no mundo empresarial, muitos entendem que o empreendedor é quem abre um negócio, mas vai muitoalém disso. O empreendedor é alguém que almeja, planeja, luta e conquista um sonho ou um simples objetivo”, disse, indicando que empreender também é ser um estagiário e chegar ao cargo de superintendente, se era isso que você sonhava. Ele trouxe ao conhecimento do público, dados que mostram a importância da criação de novos negócios.
Para contribuir com o debate, participou o jovem empreendedor Arthur Bolacel, formado em Administração pela ESPM – Porto Alegre, sendo sócio-fundador do Mercado Brasco, em Porto Alegre, que apresentou seu case de sucesso, que é o Mercado Brasco, destacando como ocorre o relacionamento com funcionários e clientes, assim como o diferencial competitivo de sua marca.
Também acompanhou o debate, a atual presidente da Associação Comercial de São Luiz Gonzaga, Cristina Moraes Neves Anes, graduada em Administração pela URI – SLG, com pós-graduação em Qualidade na Administração pela UFSM e Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Empreendedora do comércio de São Luiz e sócia-fundadora da AGAPEL. Cristina destacou a importância de atenção às mudanças, que ocorrem cada vez mais rápido e são constantes. 

Fonte: Pâmela Moraes - Jornalista MTB 17132/RS

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Educação