14/10/2016 às 11:12
Noite de adiantar os relógios em uma hora, em mais um Horário de Verão

O Horário de Verão começará à zero hora deste domingo, dia 16. Os brasileiros deverão adiantar o relógio em uma hora a partir da meia-noite. O novo horário é válido para todas as unidades federativas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Espírito Santo). Os Estados do Norte e do Nordeste não participam do novo horário. O horário durará até o dia 19 de fevereiro de 2017.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a estimativa de ganhos com o Horário de Verão é de R$ 147,5 milhões. Os principais benefícios da redução de demanda no horário de ponta, além da redução dos investimentos no sistema elétrico, são o aumento da segurança operacional, decorrente da diminuição dos carregamentos na rede de transmissão, maior flexibilidade operativa para realização de manutenções e redução de cortes de carga em situações de emergência no sistema elétrico e a redução dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de 4,5% na demanda por energia no horário de maior consumo e uma economia absoluta de 0,5%, o que equivale, em todo o período de vigência do Horário de Verão, ao consumo mensal de energia da cidade de Brasília, com 2,8 milhões de habitantes.
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral