03/10/2017 às 11:16
Vendaval antecipou em seis horas o encerramento da Expo São Luiz/2017

Assim mesmo o evento realizou 85% de sua programação.

Vendaval antecipou em seis horas  o encerramento da Expo São Luiz/2017
O portão de entrada no Parque de Exposições, depois do vendaval

Desde sexta-feira, as previsões indicavam chuva com ventos na tarde de domingo. Os dirigentes da Expo São Luiz comentavam entre si, a possibilidade dessa ação temporal. Mas não tinham o que fazer, porque a natureza não é controlada pelo homem, tem força própria e os eventos se formam pela conjunção de forças atmosféricas que, ao se somarem, se manifestam com os impulsos determinados pela sua grandeza.
Os humores do clima estiveram presentes desde a abertura da Expo São Luiz, quarta-feira, dia 27 de setembro. Tivemos uma chuva mansa e relativamente rápida, que as condições do terreno, no Parque de Exposições, com a estrutura construída para o esgotamento pluvial e o declive do terreno, em poucas horas apagaram a umidade em excesso. Posteriormente, outra chuva aconteceu, um pouco mais forte, mas igualmente controlada. E no domingo, quando o dia amanheceu, com céu limpo e sol brilhando, um sorriso de alívio se manifestou em todos, desde os organizadores da exposição-feira, até o público. O domingo, com a manhã sem cobrança de ingressos e, à tarde, apenas R$ 10,00, fez com que o Parque de Exposições recebesse o seu maior público. Famílias inteiras, com muitas crianças, buscavam as atrações oferecidas pela programação. O parque de diversões estava ativo, o Manancial Cultural, com sua superestrutura, oferecia eventos em sequência, praticamente sem intervalos, que iniciou no início da manhã com uma missa em ação de graças, acompanhada por muitos fiéis. Os pavilhões 1 e 2, com uma centena de expositores oferecendo várias linhas de mercadorias e produtos, recebiam centenas e centenas de visitantes, alguns observando e muitos fazendo compras, de acordo com suas necessidades e interesses. Os pontos de lanches começaram a receber clientes, oferecendo guloseimas que encantavam as crianças, enquanto os adultos revelavam seu gosto pela degustação de novidades na área de refeições rápidas.
Os restaurantes estavam preparados para receber públicos maiores e a movimentação era intensa nas cozinhas e no atendimento. O pavilhão da agricultura familiar recebia a cada dia, maior público de compradores e visitantes e, no domingo, fazia excelentes vendas. Os animais – bovinos, ovinos e equinos – sempre ganham atração popular e desta vez isso aconteceu mais uma vez. Nos passeios pelo parque, as famílias estavam pessoalmente visualizando tudo que estava ao alcance dos olhares da população. As máquinas agrícolas, com seu impressionante gigantismo, os aparelhos de irrigação, provocavam expressões de muita curiosidade. E o 4º RCB, com veículos militares de transporte e combate, tinham sempre olhares de admiração de quem por ali transitava. O estouro de um botijão de gás no restaurante da Arena Restô, instalado na sede do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, no centro do Parque de Exposições, perto do meio-dia, assustou os clientes do estabelecimento, mas a situação foi imediatamente contornada.
Às 14h30min de domingo, quando a comissão da Expo São Luiz preparava a solenidade de agradecimentos aos expositores e o Senac já tinha iniciado sua pesquisa de satisfação com o público e as empresas instaladas no Parque de Exposições, uma nuvem preta começou a avançar do oeste para o leste, enquanto os ventos começaram a ganhar velocidade. Rapidamente superou a marca dos 100km/hora. Segundo Enivaldo Busanello, servidor da Estação Meteorológica de São Luiz Gonzaga, a rajada mais forte foi de 114km/hora, pouco antes das 14h30min, seguida de outras, com pequenas variações. A partir daí, sem conseguir controlar o fenômeno climático, só restou aguentar as consequências. A chuva não era grande, segundo testemunhos que ouvimos, a força dos ventos é que era assustadora. O público não sabia onde se abrigar, mas logo procurou os pavilhões permanentes. Outros corriam para procurar um lugar para se proteger. Todos corriam para todos os lados. Quando o desastre se consumou, impotentes diante do que viam, dirigentes da Expo São Luiz, comovidos pelo que viam, se abraçavam em lágrimas. Foram dois anos de intenso trabalho, para fazer uma festa que se encerrou seis horas antes de ser oficialmente finalizada. Símbolos do desastre, o pavilhão do Manancial Cultural foi destruído e a Arena de Shows sofreu danos na sua face esquerda que, se tivesse ocorrido durante um show, poderia ter atingido gravemente quem estivesse nos camarotes existentes naquela lateral da área coberta. Vencido aquele momento, percorreram o Parque de Exposições e se tranquilizaram diante das informações de que não havia vítimas, as perdas eram patrimoniais, que podem ser refeitas.
TRAGÉDIA ANUNCIADA - Na manhã de domingo, enquanto o sol ainda brilhava no firmamento, anunciando um domingo de muita confraternização, convivência, entretenimento e lazer na Expo São Luiz, o radialista Luiz Oneide foi ao ponto de estacionamento para pegar o seu carro e lá encontrou um produtor rural muito nervoso, que desejava ir embora e tinha seu carro bloqueado por veículo mal estacionado. Ele disse ao Oneide, ter recebido informações de São Borja que o vendaval estava devastando aquela cidade e se dirigia para Santo Antônio das Missões e São Luiz Gonzaga. Ele queria escapar do vendaval, que chegou aqui no início da tarde, por volta das 14h30min, momento em que a Expo São Luiz foi encerrada, seis horas antes do horário programado.
NOTA OFICIAL - Os expositores, na sua maioria, já desocuparam o Parque de Exposições. Os shows de Rogério Magrão (patrocínio das Farmácias São João) e da Família Guedes, previstos para domingo, serão remarcados oportunamente. A comissão executiva da Expo São Luiz distribuiu à imprensa, nota oficial de agradecimento aos expositores, público, fornecedores de serviço, colaboradores, voluntários, pelo trabalho de todos e a compreensão diante do ocorrido. Em função desse imprevisto, o anúncio do novo presidente da Expo São Luiz, para preparar e realizar a edição de 2019, será anunciada oportunamente.
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral