07/11/2017 às 16:38
Três dias e 175 quilômetros de superação na 1ª Trilha dos Santos Mártires de Bike

A Trilha dos Santos Mártires, tradicional evento de cavalarianos e peregrinos que a realizam à pé, também foi percorrida por ciclistas da Associação Pró-Giro Bike Clube, experiência incrível e brevemente relatada a seguir.

Três dias e 175 quilômetros de superação  na 1ª Trilha dos Santos Mártires de Bike
A saída do grupo no Passo do Padre...

A Associação da Trilha dos Santos Mártires, que tem como presidente, Edson Lisboa, idealizador da inédita expedição realizada de bike, iniciou no dia 2 de novembro, na localidade de Santo Izidro, interior do Município de São Nicolau, às margens do Rio Uruguai, no ponto conhecido como “Passo do Padre”, onde existe uma cruz e uma placa com os dizeres “Aqui nasceu o Rio Grande, em 3 de maio de 1626”. O presidente da Associação da Trilha, Edson Lisboa, contou a história da entrada dos padres e povos jesuítas naquele local.
A expedição seguiu então para cidade de São Nicolau, onde o almoço foi servido na Pousada dos Jesuítas. À tarde, a turma de ciclistas conheceu as reduções e seguiu viagem para Pirapó, onde a Administração Municipal serviu um delicioso lanche para toda turma de ciclistas, que já estava sofrendo com o forte calor.
Após o lanche, a expedição seguiu em direção a Roque Gonzales, até a localidade de Assunção do Ijuí, e no percurso, utilizou uma balsa para transpor o Rio Ijuí. A chegada no Assunção do Ijuí foi às 20h, com uma acolhedora recepção. A turma jantou, e após, o prefeito João Scheren Haas, fez breve discurso, e ainda foi passado sobre a história dos Santos Mártires e os Povos Jesuítas, através do historiador Sérgio Venturini, que veio gentilmente de Ivorá e palestrou, trazendo detalhes muito interessantes, com uma carga de conhecimento absurda sobre o assunto. O pernoite foi nesse mesmo local, e durante à noite, bateu forte temporal, que causou correria e apreensão em todos.
Na manhã do dia 3, sexta feira, os ciclistas tomaram um café reforçado e seguiram a expedição com chuva. A equipe de apoio levava os pertences pessoais em camionetes. Passamos pelo Cerro do Inhacurutum e o lanche da manhã foi na Escola Estadual São Francisco de Assis, que abriu oportunidade para falar aos alunos sobre a Trilha e sua importância histórica. Logo após, a expedição seguiu ainda com muita chuva e barro para município de São Pedro do Butiá, onde um delicioso almoço foi servido na localidade de Boa Esperança, pausa para pequeno descanso, pois à tarde, os ciclistas foram até o Centro Germânico, onde fica a estátua de São Pedro.
Após a visitação, a expedição seguiu em direção ao município de Rolador, passando o Rio Ijuí novamente por meio de uma balsa, e nesse ponto, os ciclistas já apresentavam fadiga muscular e forte cansaço. E graças a ótima organização do presidente da Associação dos Santos Mártires, Edson Lisboa, havia mais um local para um magnifico café da tarde, na sede do Piquete Batendo Casco, dos anfitriões, José Luiz Machado e Julia Machado. De lá, a expedição seguiu até a sede da fazenda de Paulo de Menezes Peixoto, que recebeu toda turma num ótimo jantar e uma estrutura muito boa para passar a noite, após um exaustivo dia de pedal no barro e chuva.
No dia seguinte, 4 de novembro, a expedição seguiu para seu destino final até Caaró, passando por Caibaté, com recepção rápida do prefeito Amauri e secretária Ângela, seguindo até chegar em Caaró, ao meio-dia. A chegada foi muito emocionante, dando a certeza de que todo esforço e dedicação valeram a pena. A gratificação foi ver no olhar de cada ciclista, a conquista do objetivo, apesar das adversidades. Edson Lisboa agradeceu a todos com um caloroso abraço, que transmitiu toda emoção da união entre as pessoas que fazem essa magnífica Trilha, que já é uma marca registrada na região e no Estado.
E assim, resumidamente, encerrou-se essa expedição da Trilha dos Santos Mártires, e, portanto, a Associação Pró-Giro Bike Clube agrade a Edson Lisboa pelo convite, e também ao companheiro de pedal, Rogério Frota, por ter organizado essa maravilhosa expedição. Agradecimento especial a todos que abriram suas portas para receber os trilheiros. Nosso muito obrigado!
Equipe da Expedição Trilha dos Santos Mártires: Edson Lisboa (presidente), Rogerio Frota (organizador), Fabiana Hansen, Quenison Schneider, Cleber Tobias, Andréia Matos de Miranda,
Bruno Tagliari, Clarissa Ruschel Cavalheiro, Alessandro Aires Santos, Gilberto Luís Walker, Nielson da Silva Diel, Danúbio Lisboa, Artur Bernardo, Ivanete, Pedro Della Pace, Marlize Terezinha Sartor, Nélio Becker, Maria Inês Becker, Marcela Peixoto, Francisco Andrade, Diego Morais, Marcos Panegalli, Aldemir Trolle, Francisco Trolle, Fermino Carmelo Pereira de Ávila e Leonardo Wilhelm.
 (Texto da Associação Pró-Giro Bike Clube, por Quenison Schneider)

 

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral