07/11/2017 às 16:42
Durante a Trilha dos Santos Mártires, Caibaté sediará o 1º Seminário Internacional de História, Cultura e Turismo da Região das Missões

Na 17ª edição da Trilha dos Santos Mártires, que inicia no dia 12 de novembro, está prevista programação especial na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18 de novembro, em Caibaté, onde ocorrerá o 1º Seminário Internacional de História, Cultura e Turismo da Região das Missões, cuja realização e organização conta com a participação da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões. O evento será na sede da AFUCER – Associação dos Funcionários da Cermissões, a partir das 11h, com o credenciamento, e às 13h30min, a solenidade de abertura.
O evento é promovido e coordenado pela UFSM – Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em História e Programa de Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural e co-coordenado pela Secretaria da Educação do Município de Ivorá, cujo titular é o prof. Sérgio Venturini.
O tema central do Seminário estuda o “Novo olhar sobre o pioneirismo jesuítico-guarani: O caso Caaró”. Quatro painéis serão desenvolvidos com palestrantes oriundos da Universidade de Buenos Aires (UBA), São Paulo (USP), Itajai (Univali), Santa Maria (UFSM), Santo Ângelo (URI), além de diversos expoentes da história e cultura missioneira, de diversos Estados e da Argentina. O evento é direcionado a professores e educadores estaduais, municipais e particulares, alunos, acadêmicos e toda a população interessada na rica história e na espiritualidade evidenciada nessa terra regada pelo sangue de nossos ancestrais. O Seminário conta também com o apoio da Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal de Caibaté, Câmara de Vereadores de Caibaté e Cermissões.
Informações sobre o investimento para inscrição estão disponíveis no site www.trilhadossantosmartires.com.br. O depósito relativo a inscrição, no valor de R$ 20,00, deve ser feito na Agência Banrisul 0412, c/c 06.119930.0.9 – Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires e informado por e-mail para pedagógico@caibate.rs.gov.br até o dia 13 de novembro, o que assegura o Certificado de Participação, expedido pela UFSM e um exemplar de livro organizado pela Universidade, a partir da compilação dos temas discorridos pelos painelistas do evento, o que será inteiramente patrocinado pela Cermissões. (João Inácio Bieger – vice-presidente da Associação Amigos da Trilha dos Santos Mártires das Missões).
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral