14/11/2017 às 15:40
Rotary Club promove passeio ciclístico nesta quarta-feira

Nesta quarta, feriado nacional, o Rotary Club promove um passeio ciclístico em alusão ao Dia Mundial de Combate à Poliomielite. O evento conta com o apoio do Grupo de Escoteiros Caetés e terá concentração a partir das 9h, no Centro Esportivo Cícero Cavalheiro, com saída marcada para às 10h. O ponto final do passeio é o Parque de Exposições do Sindicato Rural e toda a comunidade está convidada a participar.
A DOENÇA
A poliomielite é uma doença altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade. O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro. Desde 1988, os casos de pólio foram reduzidos em 99,9%, graças as campanhas realizadas no mundo todo. A OMS – Organização Mundial de Saúde registrou apenas 12 casos da doença no mundo todo em 2017; mas a pólio ainda não foi erradicada em três países: Nigéria, Paquistão e Afeganistão.
BRASIL
Por meio de campanhas de vacinação em massa, com a vacina oral contra a pólio, a estratégia contribuiu para livrar o Brasil do problema em 1989, quando o último caso foi registrado, segundo o Ministério da Saúde. Em 1994, toda a região das Américas foi certificada como livre da circulação do poliovírus. Mas, mesmo há décadas sem registro, o País tem seguido a orientação e disponibilizado vacinação em postos municipais, assim como efetivado campanha anual de imunização. A última ocorreu em setembro deste ano.
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral