13/04/2018 às 14:51
Vacina para alergia a amendoim é testada em ratos

O resultado da vacina experimental provocou alívio prolongado nos sintomas de alergia ao amendoim

Foi divulgado esta semana, através do Journal of Allergy and Clinical Immunology, um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que desenvolveram uma vacina que pode acabar com a alergia ao amendoim. O experimento foi realizado com camundongos, que receberam três doses mensais de uma vacina nasal protegendo-os de reações alérgicas após a exposição ao amendoim. A vacina foi desenvolvida durante duas décadas de estudo.

A maioria das alergias acontecem quando o sistema imunológico reconhece um alimento como invasor a ser atacado, ou seja, como se o amendoim fosse um vírus. O objetivo dos pesquisadores com o estudo é compreender de que forma as células imunológicas responderam ao amendoim em ratos alérgicos. Desta forma, poderão desenvolver uma nova imunoterapia que possa alterar as reações imunológicas aos alimentos.

Segundo a investigação, os ratos laboratoriais que participaram do teste apresentam os mesmos sintomas de alergia dos humanos, incluindo coceira na pele e dificuldade para respirar. Estudos estão em andamento para determinar a duração da vacina. Porém, os pesquisadores acreditam que a proteção seja duradoura e continuarão acompanhando as cobaias. Embora os estudos em camundongos continuem em andamento, o próximo passo é a avaliação da eficácia da vacina em seres humanos.

 

O que é Alergia alimentar?

Alergia alimentar é uma reação do sistema imunológico que ocorre logo após a ingestão de um determinado alimento. Mesmo uma pequena quantidade do alimento que causa alergia em algumas pessoas pode desencadear sinais e sintomas, que costumam variar de gravidade. Em alguns casos, a alergia alimentar pode causar sintomas graves ou até mesmo uma reação com risco de vida - conhecida como anafilaxia.

 

(Fonte: Minha Vida/Blog de Saúde)

 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral