16/04/2018 às 16:04
20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia na próxima segunda-feira

A vacinação contra a influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Assim, o objetivo da vacinação é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação. Ressalta-se que a vacina leva cerca de 15 dias para fazer efeito. A campanha vai de 23 de abril a 1º de junho, sendo o “Dia D”, em 12 de maio.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais, serão vacinadas as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (mediante apresentação de prescrição médica especificando motivo da necessidade), os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público-alvo, portanto, representará aproximadamente 60 milhões de pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave, e até a morte.
Todos os ESFs realizarão a vacina contra a influenza neste período, portanto, a população poderá buscar sua vacina no seu ESF de origem. A vacinação do interior nos ESFs ocorrerá conforme agendamento dos atendimentos que já acontecem em cada localidade, ocasião que os profissionais levarão as vacinas para aplicar no local.
As localidades que não pertencem a ESFs terão a seguinte escala:
DIA 16/04 – MANHÃ: 8h30min - Rincão dos Vieira (casa do ACS)
9h30min - Rincão dos Pintos (Posto de Saúde)
11h - Assentamento São Sebastião
-TARDE: 13h30min - Capela São Paulo e Restinga Seca

DIA18/04 – MANHÃ: 8h – Assentamento Campos do Pontão
9h - Rincão de Santana
TARDE: 13h30min – Pontão de Santa Maria

DIA 19/04 – MANHÃ: 8h – Assentamento Sepé Tiarajú e Palma
-TARDE: 13h30min – Limoeiro e Assentamento 28 de Maio (Sede)

Embora seja uma campanha, é necessário que as crianças compareçam com o cartão vacinal, pois dependendo do caso, recebem uma ou duas doses da vacina.


 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral