04/08/2018 às 09:10
Memória Cultural

esteves.anoticia@gmail.com

 Os aparelhos de tevê e sua história

 

A imagem mostra ser o “dinossauro” das televisões portáteis. A espécie de tevê funcionava como um óculos, que as pessoas podiam levar para qualquer lugar. O que mais incomodava eram as duas antenas, que pareciam captar algo alienígena. A foto é uma das publicadas como imagens inusitadas e algumas invenções meio malucas que não se firmaram.

Falando em televisão, ela surgiu no Brasil em 1950, trazida por Assis Chateaubriand, que fundou o primeiro canal do País, a TV Tupi. Na época, o alto custo do aparelho, que era importado, restringia seu uso às classes mais altas. Porém, já no ano seguinte, em 1951, foi montado o primeiro aparelho televisor no Brasil, pela Sociedade Eletromercantil Paulista (SEMP, hoje SEMP Toshiba). A primeira transmissão ocorreu em 1º de junho de 1950, pela TV Tupi, mas só em setembro do mesmo ano, ela entrou no ar regularmente.

A primeira transmissão feita em cores por uma televisão brasileira, foi em 1962, pela TV Excelsior. Porém, o sistema não vingou, porque os aparelhos receptores eram todos importados e muito caros. Somente dez anos depois, em 1972, ocorreu a primeira transmissão colorida oficial no País, no mesmo ano em que foi criado o primeiro televisor em cores fabricado no Brasil, também pela SEMP.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral