12/09/2018 às 09:15
APAE divulga as atividades realizadas no mês de agosto

 Ao retornarem as aulas, após o recesso, os alunos da Escola Especial Ananias Tadeu foram recebidos com muito carinho e alegria. Durante a passagem do mês de agosto, foram realizadas diversas atividades, entre elas, destaca-se a confecção de lembrancinhas para os pais, onde cada aluno colocou seu carinho, empenho e dedicação, cada um de sua forma. Comemoramos o Dia do Estudante com lanche partilhado e atividades integrativas diversas.

Houve também, o desenvolvimento de atividades relacionadas ao folclore, como lendas, parlendas, trava-línguas e outras, as quais foram muito proveitosas, pois os alunos puderam assim ²mergulhar” em um mundo encantado, rico em fantasia e personagens variados. A partir dessa temática, foi produzido coletivamente na escola, um painel onde as turmas efetuaram uma exposição sobre as lendas que mais gostaram, resultando assim, em um belíssimo trabalho coletivo.

Os alunos do Ciclo III da Profª. Dalva Escobar participaram da Mostra de Trabalhos Municipal: “O Conhecimento Transforma,” no dia 23 de agosto, no Centro de Artes, apresentando um trabalho realizado pelos mesmos, destacando criatividade e empenho. De 21 a 28 de agosto, registramos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, que trouxe o tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Em nossa escola, buscamos a percepção das capacidades individuais que cada um possui e que todos podem contribuir de alguma forma no seu próprio cotidiano, respeitando as limitações do outro, através de atividades em sala de aula e no coletivo por turno com recreios orientados etc.

A equipe esteve presente na Jornada Pandorga de Autismo, em Santo Antônio das Missões. Dentro do possível, nos fizemos representar nas programações do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, participando das atividades programadas:

·        Seminário URI-SLG;

·        Curso de Libras;

·        Seminário Superando Desafios para Além do Esperado;

·        Atividades na Praça Cícero com doação de bolo para o lanche e pinturas de rostos nas crianças, a cargo da APAE, com todos os alunos integrados na programação através de brincadeiras e atividades de Equoterapia.

A Rede Apae, em todo o País, escreve uma história que já alcança todos os segmentos da sociedade e vem para reafirmar no contexto desse Movimento, a importância da participação da família, em todos os processos de vida de seus filhos, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes, buscando maior divulgação através da inclusão que é real e a conscientização da comunidade em geral. (Texto - Professoras Janete Silva de Moura e Tanira Escobar Pereira)

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral