03/11/2018 às 10:18
Pedro Ortaça e Bule-Bule se apresentam neste domingo na Praça da Matriz
Pedro Ortaça e Bule-Bule se apresentam  neste domingo na Praça da Matriz
Pedro Ortaça e Bule-Bule

 A 42ª Feira do Livro de São Luiz Gonzaga será de 8 a 11 de novembro, mas terá uma pré-programação especial neste domingo, dia 4, com o show dos Mestres da Música, Pedro Ortaça e Bule-Bule. O evento será na Praça da Matriz, a partir das 21h. A atividade integra o projeto Tertúlia Visceral, que reúne os dois mestres da música popular brasileira de raiz para a criação e produção de músicas inéditas, as quais irão compor um disco de vinil.

As atividades na Praça da Matriz iniciam a partir das 18h, com mateada promovida pela Ervateira Rei Verde. A partir das 21 horas, Pedro Ortaça e Bule-Bule iniciam sua apresentação com o melhor da música brasileira. A atração será realizada em um palco instalado na Rua São João, em frente a Praça da Matriz, com o patrocínio da empresa Estrela Alimentos/Tchê na estrutura e sonorização do show.

O MESTRE BULE-BULE

O missioneiro Pedro Ortaça todos conhecem, figura reconhecida em São Luiz Gonzaga. Mas você conhece o mestre Bule-Bule? Antônio Ribeiro da Conceição, nome artístico Bule-Bule, nascido em 22 de outubro de 1947, na cidade de Antônio Cardoso, no Estado da Bahia, vem de uma região onde as influências culturais do sertão e do recôncavo baiano se misturam e contribuíram decisivamente para o arcabouço artístico deste grande poeta. Esta figura emblemática da cultura popular, conhecido como o maior repentista da Bahia, também é um excelente cordelista, com mais de 100 títulos publicados, um exímio sambador e tiraneiro, e um forrozeiro de grande valor, tendo todas estas virtudes comprovadas em seus oito discos e dois DVDs gravados em mais de 45 anos de carreira.

Ao longo da sua trajetória, Bule-Bule fez shows e concedeu palestras nos quatro cantos deste Brasil e do mundo. Seja com shows de grande sucesso em diversos estados brasileiros dividindo o palco com figuras renomadas como Gilberto Gil, Beth Carvalho, Gabriel o Pensador e Tom Zé, ou em apresentações nos Estados Unidos, na Alemanha, na Espanha e em Portugal, o Mestre Bule-Bule coleciona vitórias na representação e divulgação da cultura popular nordestina. A comprovação destes feitos surgiu em 2008, quando o Mestre Bule Bule foi condecorado com a maior premiação brasileira para a Cultura, a Ordem do Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. A Ordem do Mérito Cultural – OMC é uma ordem honorífica dada a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecer suas contribuições à cultura do Brasil. Repentista, cordelista, sambador, tiraneiro, forrozeiro, brincante, enfim, Mestre. Este é o Mestre Bule-Bule, o mestre da cultura popular da Bahia, do Nordeste, do Brasil.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral