30/11/2018 às 14:25
Centro de Saúde promoveu mobilização pela luta contra a AIDS
Centro de Saúde promoveu mobilização pela luta contra a AIDS
Equipe de Epidemiologia e estudantes do SEG

 Nesta sexta-feira, dia 30, das 8h às 13h, a equipe de Epidemiologia do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, em parceria com o SEG, realizou atividades educativas com orientações e oferecimento de testes rápidos à população em geral. Assim, pessoas que circulavam pela rua, foram abordadas por estudantes com esclarecimentos sobre a AIDS, desmistificando a mesma. O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é comemorado no dia 1º de dezembro e este ano, especialmente, celebra-se 30 anos desta luta. Daí surgiu a iniciativa de fazer algo alusivo à data em nosso município.

O Dezembro Vermelho foi lembrado com o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais matam no mundo, quando não tratadas, pois existe controle. O principal intuito da campanha é informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença. Percebe-se que atividades educativas são eficazes no sentido de que as pessoas tendo mais conhecimento e refletindo sobre as questões que envolvem a doença, se cuidam mais. Os preservativos são uma das formas de prevenção oferecidas gratuitamente nos postos de saúde do município.

Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde e segue até hoje. Com os atuais protocolos de tratamento, muitos casos encontram-se indetectáveis, o que significa um efetivo controle com as novas medicações empregadas.

Orientou-se sobre:

Transmissão: O vírus pode ser transmitido através de relações sexuais sem proteção; compartilhamento de seringas contaminadas; e de mãe para filho durante a gestação ou amamentação.

Prevenção: Utilizar seringas e agulhas descartáveis; sempre fazer o uso do preservativo durante as relações sexuais; mães contaminadas pelo vírus devem usar antirretrovirais (medicamento para impedir a multiplicação do vírus no organismo) durante a gestação.

Tratamento: O tratamento da AIDS é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imunológico, mas não curam, pois a cura ainda não foi descoberta. Entretanto, são eficazes no controle da doença.

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral