06/12/2018 às 14:44
Exposição de trabalhos de artesanato no Lar do Idoso mostra a criatividade e o potencial artístico dos internos

Toda a produção está à venda, com preços que variam de R$1,00 a R$ 35,00. O valor arrecadado será aplicado para ativar todas as oficinas no próximo ano. O artesanato produzido continuará exposto nos próximos dias, para serem adquiridos pela comunidade.

 Todo ano, o Lar do Idoso realiza exposição para mostrar à comunidade, o artesanato produzido naquela casa. A idade avançada não impede que a criatividade se destaque em cada trabalho executado. As matérias-primas utilizadas na produção de peças de artesanato são embalagens de vidro e outros materiais doados pelo Restaurante Cantina, cadernos escolares desativados pelos alunos, recolhidos pelo curso de Administração da URI, pintura e arte sobre peças feitas em MDF, trabalhos produzidos em oficinas de arteterapia, e “costurando sonhos”, em panos.

Quarta-feira, todo o material estava exposto no Lar do Idoso, à disposição da comunidade e tudo está à venda, como explicou a presidente do Lar do Idoso, Docinéia Pasa. A prof. Mara Rita Giacomelli nos acompanhou na visita à exposição. Inicialmente, focamos nosso olhar nas embalagens de vidro doadas pelo Restaurante Cantina, restauradas para serem utilidades nas residências, empresas comerciais e industriais.

A URI-SLG, através do curso de Administração, cedeu cadernos com sobras de folhas, para fazer novos, valendo-se da capa para divulgar desenhos artísticos ou então fotos de São Luiz Gonzaga cedidas pelo médico Auri Almeida, que é um aficionado da fotografia. De produtos desativados, foram feitos novos.

As pinturas em utilidades feitas com MDF é outro produto presente na exposição de trabalhos de artesanato no Lar do Idoso. Caixas, suportes diversos, todos feitos com muito gosto. Outro expositor mostra guirlandas e outros enfeites natalinos, seguramente com grande valor artístico.

Suzana Pisoni, Ana Mattioni e Elisabete Dorneles, formam grupo de apoio à Oficina de Arteterapia. Os trabalhos realizados pelos idosos visa ocupar seu espírito criativo, desativado pela idade, e descobrir valores pessoais que nunca tinham sido requisitados ao longo de suas vidas. É um espaço de valorização pessoal e de produção de bem-estar, explicou Mara Rita.

E, finalmente, “costurando sonhos”, mesa de artesanatos que nos foi apresentada pela presidente do Lar do Idoso, Docinéia Pasa. A partir de tecidos simples, foram feitas utilidades, desde o tradicional “pano de prato”, até outros produtos mais sofisticados, aplicando diversas técnicas, como o patchwork e outros. Para isso, o Lar do Idoso contou com a colaboração de técnico do Senar, cedido pelo Sindicato Rural.

É importante ressaltar que a mão de obra é dos internos no Lar do Idoso. Todo esse material está à venda e a arrecadação a ser alcançada, será aplicada nos exercícios de arteterapia e desenvolvimento de conhecimento para produzir utilidades, artes e artesanato. 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral