11/01/2019 às 14:47
Autorizado o início das obras de reforma no prédio do Museu Municipal Senador Pinheiro Machado
Autorizado o início das obras de reforma no prédio do Museu Municipal Senador Pinheiro Machado
O prédio do Museu Senador Pinheiro Machado está em situação precária, mas será revitalizado inteiramente, com obras internas e externas

Depois de alguns meses em que o prédio do Museu Municipal Senador Pinheiro Machado permaneceu fechado, em função do mau estado do prédio, está autorizado o início das obras de reforma na referida construção. O prédio foi a residência do Senador Pinheiro Machado em São Luiz Gonzaga, cidade onde iniciou sua extraordinária vida pública e que considerava como a sua terra. Era aqui que passava as férias, período em que o Senado da República permanecia em recesso. Obras fundamentais para São Luiz Gonzaga foram resultado de iniciativas do senador gaúcho, como foi o caso da linha férrea que ligou esta cidade às rotas ferroviárias que estavam em fase de implantação no Rio Grande do Sul.

 

A casa de moradoia do senador Pinheiro Machado sempre foi preservada pela Municipalidade, fazendo parte, inclusive, do acervo de prédios do antigo Ginásio Santo Antônio de Pádua. Quando esse colégio encerrou atividades, o prefeito da época, Alseu da Silva Braga, o destinou para ser a sede do Museu Municipal, que guarda um rico acervo histórico de São Luiz Gonzaga.
 
 
No momento, encontra-se muito defasado, interna e externamente. Foi necessário interditá-lo, para realização de obras urgentes. Localizado na Rua São João, esquina com a Avenida Senador Pinheiro Machado, situa-se ao lado da Loja Arte Nossa, do Centro de Criatividade. As visitas de turistas sempre consideram as duas visitas, quando cumprem roteiro nesta cidade.
 
 
A reforma do prédio custará R$ 184.932,00 e visa a reparação do sistema estrutural, sistema de vedação, revestimento, esquadrias, cobertura, sistema hidrosanitário, sistema elétrico e de PPCI. A obra será realizada pela empresa Kohler & Kohler Ltda-ME, de Ijuí, vencedora da Tomada de Preços nº 05/2018, realizada pelo setor de licitações da Prefeitura de São Luiz Gonzaga.
 
 
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Geral