18/08/2017 às 11:32
Entidade que apoia pessoas com diagnóstico de câncer veio a São Luiz Gonzaga pedir o apoio da comunidade

Atualmente, 23 são-luizenses desfrutam da Casa de Apoio em Ijuí, gratuitamente, inclusive a alimentação

  Entidade que apoia pessoas com diagnóstico de câncer veio a São Luiz Gonzaga pedir o apoio da comunidade
José Grisolia Filho recebeu na redação de A NOTICIA a psicóloga Marcia Carvalho, Vera B. Oliveira e a jornalista Ariéli Ziegler.
 A AAPECAN é uma entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que, atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e nove Casas de Apoio no Rio Grande do Sul.
      Em 5 de Março de 2005, foi fundada a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – AAPECAN em Caxias do Sul. A ideia de abrir uma entidade que apoiasse portadores de câncer surgiu a partir de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros, e associações beneficentes. Durante estas visitas, perceberam a dificuldade que enfrentavam as pessoas com câncer, em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente pós-internação, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários é de custo elevado.
      Frente à fragilidade socioeconômica e emocional que a doença provoca no paciente e em toda a família, a AAPECAN oferece acompanhamento com assistentes sociais e psicólogos, os quais acolhem, orientam e identificam as necessidades dos que buscam ajuda em uma das unidades de atendimento, realiza atendimentos individuais, grupos de apoio, encontros, visitas domiciliares, oficinas, confraternizações e passeios.
      Em 21 de janeiro de 2011, foi inaugurada a primeira Casa de Apoio. Atualmente, distribuídas em nove cidades do RS, hospeda e oferece quatro refeições diárias a pacientes vindos de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia nos hospitais de referência. O serviço está disponível em Porto Alegre, Caxias do Sul, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana, Ijuí, Lajeado e Pelotas.
      Com o objetivo de elevar a qualidade de vida dessas pessoas, busca amenizar o sofrimento biopsicossocial e espiritual, assim como, trabalha a fim de fortalecer os laços familiares para melhor enfrentamento da doença. Todos os dias novas pessoas procuram a associação, confiando na seriedade do trabalho que desenvolve.
      A AAPECAN se mantém com a ajuda de todos. Recursos são arrecadados junto à comunidade, com campanhas via telemarketing, ações de divulgação, parcerias e promoções. Através dessas doações fornece aos pacientes após avaliação junto a assistente social das prioridades, cestas básicas, suplementos alimentares, fraldas descartáveis, medicamentos, leites, vales transporte, entre outros.
      Para retribuir a ajuda da comunidade a Aapecan através de seu Programa de Promoção a Saúde realiza palestras e ações educativas em empresas, escolas, Instituições com o intuito de reeducar a população para a promoção de saúde e a prevenção dos adoecimentos, e em especial a prevenção dos mais variados tipos de câncer.
           
     Aapecan Ijuí
      Trata-se de entidade sem fins lucrativos que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer e em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de amenizar o sofrimento físico e emocional do portador de câncer, assim como a desestruturação psico-socioeconômica que a doença provoca na família. Oferece apoio com assistente social, psicológico, jurídico, oficina, entre outros.
Disponibiliza Casa de Apoio para hospedar gratuitamente pessoas vindas de outras cidades a Ijuí para o tratamento de quimioterapia e/ou radioterapia que não tenham condições de arcar com despesas de estadia ou realizar o trajeto todos os dias.
Nosso trabalho funciona com a ajuda de todos. Os recursos arrecadados junto à comunidade, através do telemarketing feito por Santa Maria, ações de divulgação, parcerias e promoções, são revertidos em medicamentos, fraldas descartáveis (geriátricas e infantis), alimentos, suplementos alimentares, leite longa vida (integral e desnatado).
Instalada na cidade de Ijuí desde 18 de janeiro de 2011, a AAPECAN unidade de Ijuí, possui cerca de 1035 usuários cadastrados. Um ano depois, a unidade passou a fazer parte do grupo de unidades que possuem o serviço de Casa de Apoio.  Além dos benefícios como medicamentos, alimentos, fraldas geriátricas, suplementos alimentares, apoio psicológico e oficinas terapêuticas.
       
      CASA DE APOIO
      Com espaço para 12 leitos, oferece quatro (04) refeições diárias a pessoas vindas de outros municípios para tratamento oncológico como quimioterapia e radioterapia. A casa está sendo ampliada para dobrar o número de leitos disponíveis..
      Endereço da Casa de Apoio: Rua Dr. Pestana, nº 76
      Telefone: (55) 3333-0289
      
      A VISITA A SÃO LUIZ GONZAGA
      Para divulgar como atua a AAPECAN – Associação de Apoio a Pessoas com Câncer – esteve quarta-feira em São Luiz Gonzaga, com a missão de divulgar a entidade, a psicóloga Marcia Carvalho, de Ijuí e a jornalista Ariele Ziegler, assessora de comunicação com sede em Santa Maria. Foram feitas várias visitas, inclusive aos meios de comunicação, com o fim de informar sobre o trabalho da AAPECAN e a necessidade de ter o apoio financeiro da população, sem o qual a entidade não poderia manter a estrutura de atendimento a portadores de câncer. 
      As representantes da AAPECAN estavam acompanhadas de Vera Lúcia Berwanger de Oliveira, esposa de João Máximo, conhecido músico de São Luiz Gonzaga, que teve o apoio da AAPECAN no exitoso tratamento de combate ao câncer em Ijuí.   
             Atualmente, 23 pessoas de São Luiz Gonzaga são assistidas pela AAPECAN em Ijuí, onde fazem tratamento contra o câncer. 
            Para se cadastrar com a finalidade de usufruir da Casa de Apoio em Ijuí e receber todos os demais benefícios gratuitamente, os interessados precisam fazer um cadastro, apresentando Identidade, CPF e cartão do SUS, laudo médico com CID, comprovante de endereço, comprovante de renda da pessoa com câncer  e de todos que residem na casa.
           
 

Comentários

Nenhum Comentário. Deixe o seu comentário!

Mais notícias em Social