Turismo Rural Missioneiro foi destaque em reunião do DETUR
09 de Novembro de 2017 às 17:22
Turismo Rural Missioneiro foi destaque em reunião do DETUR
Os participantes da capacitação

Com o objetivo de expandir o turismo na área rural, a equipe do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões, com o apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM), promoveu uma capacitação com técnicas da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS (Sedactel). O treinamento, que foi realizado na manhã de terça-feira, 7, na sede da AMM/Funmissões, em Cerro Largo, reuniu prefeitos, gestores de turismo, secretários municipais, técnicos da Emater, imprensa, operadores de turismo, entre outros participantes que atuam no setor turístico missioneiro.
Diretor do Detur/Fumissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein ressaltou a relevância do evento. "A Região das Missões, além dos 7 Povos, tem o Santuário do Caaró, o Assunção do Ijuí e muitos outros atrativos turísticos com vasto potencial a ser explorado nos 26 municípios missioneiros, inclusive na área rural", evidenciou Kein, agradecendo a presença dos colegas prefeitos e demais participantes, que sempre prestigiam os encontros mensais do Detur e os eventos regionais.
EMPREENDEDORISMO RURAL
O treinamento foi conduzido pela coordenadora do Grupo de Trabalho do Turismo Rural do Rio Grande do Sul, Rosana Simões, e pela turismóloga Márcia Merlo. Conforme explanação das duas profissionais da Sedactel, a proposta visa atuar no desenvolvimento do segmento de forma a estruturar, fomentar, capacitar, promover propriedades e empreendedores turísticos rurais, gerando trabalho e renda.
O prefeito anfitrião, Valter Spies, em nome da comunidade local e regional, agradeceu a presença de todos, reiterando a importância da iniciativa do Detur em realizar a capacitação para fortalecer o turismo rural. Ele salientou que outro fator que enaltece as Missões é a diversidade de etnias, predominantes há muito anos na região.
UNIÃO MISSIONEIRA
Já o vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, evidenciou a presença do Governo do Estado na sede da Associação e que a região tem muito a oferecer no setor de turismo. Peixoto fez questão de enfatizar que "com certeza, os expressivos avanços que vêm sendo alcançados pela região, como a recente conquista histórica da emenda impositiva para a Ponte Internacional Porto Xaver/San Javier, se deve a união e a determinação das lideranças e do povo missioneiro".
De igual maneira, avaliou o prefeito de Caibaté, Amauri Pires. "Nunca houve um movimento tão grande de soma de esforços do setor público e privado para viabilizar ações direcionadas ao turismo e outro setores", constatou. O secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, fez um breve relato das últimas ações e resultados obtidos em benefício do crescimento do turismo nos 26 municípios da AMM. Quanto a capacitação, Mattos complementou que uma das finalidades é possibilitar alternativas de emprego e renda, evitando o êxodo rural.
AMM e EMATER
Na reunião, foi entregue um questionário, contextualizando sua importância e esclarecendo dúvidas, que será encaminhado aos responsáveis das propriedades que atuam com turismo rural na região das Missões. Neste sentido, os gestores de turismo, conjuntamente com os técnicos da Emater local, estarão auxiliando no preenchimento e cadastramento junto ao Grupo de Trabalho da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS, que se colocaram ao dispor para quaisquer esclarecimentos. Entre as próximas etapas, estão a promoção das propriedades cadastradas, por meio da elaboração de materiais como vídeos, site específico e divulgação em sites parceiros do Grupo de Trabalho e participação em feiras e eventos.  

Fonte: Karin Schmidt - Jornalista Mtb 15378 - Assessora de Imprensa da Associação dos Municípios das Missões - AMM