Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente alerta que crescem os casos de câncer em São Luiz Gonzaga
01 de Dezembro de 2017 às 16:43
Presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente alerta que crescem os casos de câncer em São Luiz Gonzaga
Pacheco pleiteia que crie aqui um fundo para o Hospital São Luiz Gonzaga instalar departamento de Oncologia Crédito da foto - José Grisolia Filho/AN

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Condema - Antônio Sérgio Pacheco, declarou ontem, durante visita à redação de A NOTICIA, que o crescimento nos casos de câncer em São Luiz Gonzaga, não pode mais ser ignorado pelas autoridades locais. Ele considera que um dos vetores pode ser a contaminação das águas, pela lavagem de equipamentos utilizados no plantio de lavouras. Considera que a coleta de embalagem de agrotóxicos pela Armissões evita a contaminação dos campos, porque sempre ficam resíduos que podem ser transferidos e chegar às pessoas por vias diretas e indiretas. Também disse que aumentou a coleta de embalagens de agrotóxicos, o que para Antônio Pacheco pode ser a indicação de aumento no uso desses produtos. Pacheco também solicitou informações à Corsan, para saber se havia um trabalho de descontaminação das águas distribuídas à população, tendo recebido a informação de que o tratamento era feito. Todavia, percebeu no verso de sua conta mensal de consumo de água, que os tratos feitos não levam em conta fatores de contaminação do meio-ambiente. Disse, também, que oncologista de Ijuí confirma que o número de casos de câncer em São Luiz Gonzaga que chegam ao Hospital de Caridade daquela cidade, referência na área de oncologia em nossa região, aumentou de 7 para 9 entre 10 novos registros da doença.
Pacheco considera que diante dessa estatística, o Hospital São Luiz Gonzaga deve se especializar na área de Oncologia, tendo em vista o número crescente de pessoas portadoras de câncer. Inclusive, pensa na criação de uma taxa municipal, a ser cobrada junto com o IPTU, para fazer um fundo municipal que permita a São Luiz Gonzaga prestar atendimento completo contra o câncer aqui mesmo.