Polícia

Operação Tersus III: Polícia cumpriu ordens judiciais na região

29 de Dezembro de 2017 às 17:17
Polícia
Operação foi desencadeada na região

A Operação Tersus III, da Polícia Civil, combateu, nesta quinta-feira, 28, uma organização criminosa suspeita de comandar o tráfico de drogas em Santo Ângelo e em outras cidades da região Noroeste. Foram cumpridas 35 ordens judiciais em Santo Ângelo, Cerro Largo, Ijuí e São Miguel das Missões, sendo 10 pedidos de prisões preventivas e 25 mandados de busca e apreensão. A quadrilha também é suspeita de transportar drogas em ônibus convencionais, utilizando "mulas" nas linhas intermunicipais. As investigações apontaram que presos mantinham o comando da quadrilha, de dentro dos presídios, com o auxílio de familiares. Por isso, alguns mandados têm como alvo, o interior de estabelecimentos prisionais.
BALANÇO - Participaram da ação, 90 agentes e cinco delegados, com o emprego de 20 viaturas e um helicóptero da Divisão de Apoio Aéreo da Polícia Civil. Conforme informações do delegado Heleno dos Santos, da 1ª DP de Santo Ângelo, as investigações, que tiveram início no mês de maio, levantaram grande quantidade de provas, apontando também elevado número de pessoas envolvidas. Por isso que se optou pela divisão da operação em fases.
O delegado ressaltou que, até o final da segunda fase, 29 pessoas haviam sido presas com apreensão de 49 quilos de maconha, dois quilos de crack, um quilo de cocaína, dois veículos e R$ 25 mil em espécie.
TERSUS - A operação Tersus, em sua fase I, foi desencadeada no dia 28 de setembro, em Santo Ângelo. Já a fase II da operação foi realizada no dia 6 de outubro, também na capital missioneira, quando foram cumpridos dois Mandados de Busca e Apreensão e houve a prisão de um foragido. Tersus é uma palavra em latim que significa "limpeza".