Com belas homenagens, São Luiz Gonzaga celebrou o aniversário de Jayme Caetano Braun

Evento ocorreu na terça-feira, 30, na Praça do Pajador

01 de Fevereiro de 2018 às 15:46
Com belas homenagens, São Luiz Gonzaga celebrou o aniversário de Jayme Caetano Braun
Artistas reunidos para celebrar o legado de Jayme Caetano Braun

Um evento que irá ficar marcado na memória de todos que estiveram no Complexo Turístico Jayme Caetano Braun, na terça-feira. Diversos artistas e a comunidade se reuniram para celebrar o aniversário de nascimento de Jayme Caetano Braun, que completaria 94 anos de idade no dia 30 de janeiro, data que também é comemorada no Estado, como o “Dia do Pajador”.
A celebração em homenagem ao grande artista missioneiro iniciou antes do nascer do sol, quando uma chama simbólica foi acessa junto a estátua do poeta, na Praça do Pajador. No final da tarde, autoridades, artistas e a comunidade se reuniram no local para celebrar a memória de um dos maiores artistas do Rio Grande do Sul. “Esse dia é muito importante, quando nos reunimos para reverenciar o trabalho de Jayme Caetano Braun, que divulgou a nossa cultura missioneira pelo País. Temos o compromisso de preservar o que foi realizado e de divulgar às gerações futuras, todo o trabalha já feito em prol da nossa cultura. Me sinto honrado de poder prestar essa homenagem!”, ressaltou o prefeito Sidney Brondani, durante o ato de abertura do evento.
Além das belíssimas apresentações de artistas missioneiros, as quais encantaram o público, a celebração também contou com a entrega da “Medalha do Pajador” ao CTG Galpão de Estância e ao D.N. Carlos Bastos do Prado. No momento da homenagem, o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Carlos Sidnei Ferreira, ressaltou o trabalho realizado pelas entidades. “É com muita satisfação que entregamos a ‘Medalha do Pajador’ a duas entidades que sempre trabalharam na preservação da cultura missioneira, e que além de manterem viva a memória de Jayme Caetano Braun, também divulgam as obras do grande pajador em todo o Rio Grande do Sul”.

AGRADECIMENTOS

A chefe do Setor de Turismo, Rose Grings, ressaltou o sucesso do evento em homenagem ao aniversário de Jayme Caetano Braun. “Ficamos realmente satisfeitos, não esperávamos essa grande participação da comunidade e dos artistas, os quais abraçaram o evento e vieram até a Praça do Pajador prestar suas homenagens. Pedimos desculpas aos artistas que não puderam realizar suas apresentações devido o horário. O nosso agradecimento a todos!”.
A Administração Municipal, por meio do Setor de Turismo, agradece a participação dos artistas Jorge Guedes, Caray Guedes, Pedro Ortaça, Gabriel Ortaça, Nilton Santana Magalhães, Vânia Coimbra, Jarbas Nadal, Faori Machado, Inácio Marques, Adalberto Machado, Mariana Nicola, Rodrigo Santoni Filho, João Maciel, Orci Machado, Laisa Pes, Juca Tigre, Nair Calegaro, Zeca Cros, Bryan Leal de Melo, Luiz Felipe, João Máximo, Maicon Amaro, Milton Fagundes, Roque Borba, Ademar da Rosa e aos de mais artistas que prestigiaram o evento.
Agradecimentos especiais ao Comtur e ao escultor Vinícius Ribeiro, que confeccionou a “Medalha do Pajador”. O setor também agradece o grande apoio da MB Farmácias, Ervateira Rei Verde, Dosul Supermercados, Coopatrigo, Casa das Cópias, Associação São-luizense de Autores (ASAS), Associação dos Amigos do Rio Piratini (APARP), Casa do Poeta, Confraria Missioneira, diretoria da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, CTG Galpão de Estância, Departamento Nativista Carlos Bastos do Prado, a equipe da Secretaria de Obras e Viação, Piquete Querência do Bugio, Piquete Cultivando a Tradição, Rádio São Luiz, Rádio Missioneira, Jornal A Notícia, Jornal Missioneiro, Rádio Cidade, RBS TV, Felipe Lunardi – Propaganda e Sonorização Comercial, Sindilojas, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Criatividade e dos voluntários do projeto “Ler é Bom Demais”. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São Luiz Gonzaga