Eleições 2018 - 23% dos eleitores de São Luiz Gonzaga já fizeram a revisão biométrica
01 de Fevereiro de 2018 às 16:27
Eleições 2018 - 23% dos eleitores de São Luiz Gonzaga já fizeram a revisão biométrica

Em 2018, os eleitores brasileiros deverão participar de eleições para Presidente da República, Governadores de Estados, Senado da República, Câmara dos Deputados e Assembleias Legislativas Estaduais. A chefe do Cartório da 52ª Zona Eleitoral, Andrea Hugen Silva, informou que a organização das eleições é um processo contínuo, atendendo um calendário elaborado pela Justiça Eleitoral, que tem por finalidade o atendimento de todas as condições necessárias à realização de um pleito em que o eleitor terá que votar cinco vezes.

Municípios já revisados pelo Cadastro Biométrico
No âmbito da 52ª Zona Eleitoral, já estão com o eleitorado revisado pela biometria, os municípios de Bossoroca, Caibaté, Mato Queimado, Rolador, São Nicolau, Pirapó e Dezesseis de Novembro. Em São Luiz Gonzaga, 23% dos eleitores já fizeram a revisão biométrica espontaneamente, embora devam ser convocados para essa atualização em 2019, quando então o voto deverá ser apenas com os recursos da biometria.

Eleitores de São Luiz Gonzaga podem antecipar seu cadastro biométrico até 9 de maio
Para atualizar logo seu cadastro eleitoral, o cidadão residente em São Luiz Gonzaga deve comparecer no Cartório da 52ª ZE, com um documento de identidade e uma conta de luz ou água, com mais de três meses de emissão. Essa antecipação no cadastro biométrico, este ano, pode ser feito até 9 de maio, quando todos os prazos expiram, para dar atendimento às exigências do calendário eleitoral. O ano de 2019 está reservado para a conclusão do cadastro biométrico de São Luiz Gonzaga.
Nas eleições deste ano, os eleitores de São Luiz Gonzaga poderão votar pelo sistema convencional e valendo-se do cadastro biométrico, no caso de já terem se antecipado nessa providência, que será exigida somente a partir do próximo ano. Os eleitores dos demais municípios da 52ª ZE, que estão com seus cadastros biométricos concluídos, não têm escolha, o voto terá que ser pela via biométrica.

As eleições serão em 7 e 28 de outubro – 1º e 2º turnos
As eleições serão realizadas, em primeiro turno, no primeiro domingo de outubro e, em segundo turno, no último domingo de outubro, portanto, nos dias 7 e 28, respectivamente. Andrea Hugen Silva disse que as seções eleitorais que estavam instaladas no Clube Harmonia, em função das mudanças ocorridas no prédio, serão reinstaladas, a partir das eleições deste ano, no Salão Paroquial. Referimo-nos as seções nº 3, 66, 85 e 100. Dois plantões estão previstos para este ano no Cartório Eleitoral: no feriado de 1º de maio e nos dias 5 e 6 de maio (sábado e domingo), previstos no calendário eleitoral de 2017.

O atendimento ao público no Cartório Eleitoral
O Cartório da 52ª Zona Eleitoral, até 28 de fevereiro, cumprirá o Horário de Verão, com expediente das 13h às 19h, de segunda-feira a quinta-feira, e das 9h às 15h, as sextas-feiras. A partir de março, o horário volta ao costumeiro, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira.
Andrea Hugen Silva lembrou que os estudantes universitários podem ser mesários voluntários, para trabalhar nas seções eleitorais que vão receber eleitores para o momento do voto. Os interessados podem manifestar seu interesse no Cartório Eleitoral ou através do Site www.tre-rs.jus.br. A vantagem é que os mesários voluntários serão contemplados, em sua faculdade, como atividade complementar em sua formação.


Pagamento de débitos à Justiça Eleitoral

Finalmente, o eleitor que eventualmente tiver algum débito com a Justiça Eleitoral e necessita liquidar essa dívida, para, por exemplo, retirar passaporte ou outro documento, poderá solicitar a emissão do boleto pelo site do TRE (acima grafado) e fazer o pagamento no Banco do Brasil, o único estabelecimento autorizado a receber esse pagamento.