41ª Romaria da Terra será na próxima terça-feira
08 de Fevereiro de 2018 às 15:19
41ª Romaria da Terra será na próxima terça-feira

A 41ª Romaria da Terra do RS será no dia 13 de fevereiro, próxima terça-feira de Carnaval, na comunidade de Rio de Dentro, município de Mampituba. O tema escolhido para a edição de 2018, pela primeira vez, nos 40 anos de história das Romarias, coloca em primeiro plano a relação das mulheres com a terra, suas causas, lutas por espaço, igualdade de gênero, denúncias de violências contra as mulheres e histórias de vida e superação com o tema "Mulheres Terra: resistência, cuidado e diversidade".
O evento é organizado por representantes da Comissão Pastoral da Terra do Rio Grande do Sul (CPT-RS), da CNBB Regional Sul III e da Diocese de Osório que, em reuniões ampliadas, debatem sobre a atual situação da mulher na luta por seus direitos, pela igualdade de gênero, por melhores condições de trabalho no campo e na cidade, na garantia do alimento saudável e nas questões agrárias da região e do país e, ainda, planejam os momentos que farão parte do encontro e definem as equipes de serviço. Também estarão em debate, uma diversidade de itens que representarão a força da agricultura ecológica, das farmácias de ervas medicinais, da cultura local e dos valores da região. A estimativa é que mais de oito mil participantes das dioceses e arquidioceses do Rio Grande do Sul e do Sul de Santa Catarina compareçam ao evento.
13º ACAMPAMENTO DA JUVENTUDE
Apesar da Romaria da Terra acontecer somente na terça-feira, o município de Mampituba começará a acolher os primeiros visitantes já no domingo, dia 11, quando terá início o 13º Acampamento da Juventude, na Praça de Rio de Dentro (mesmo local da Romaria) e que deverá reunir em torno de 500 jovens de todo o Estado. O Acampamento é organizado pela Pastoral da Juventude Rural (PJR) e durante dois dias (11 e 12 de fevereiro) abordará temas ligados a luta dos jovens no meio rural.