Consulta Popular/2018 Comude convoca população para assembleia que elegerá as prioridades de São Luiz Gonzaga

Assembleia será dia 18, quarta-feira próxima, a partir das 9h, no salão de atos da URI-SLG

13 de Abril de 2018 às 11:04

O Rio Grande do Sul vai antecipar a realização da Consulta Popular deste ano, para não coincidir com as eleições gerais marcadas para períodos muitos próximos. O objetivo é realizar esses eventos contando com a atenção geral da população. O processo iniciará na próxima semana, com a realização das assembleias municipais, e encerra com a Consulta Popular, nos dias 26, 27 e 28 de junho.
O calendário do Corede Missões para a realização das assembleias municipais já está elaborado, e inicia na próxima semana, para se realizar nos 25 municípios membros. Essa tarefa é responsabilidade dos Comudes – Conselhos Municipais de Desenvolvimento – que são as extensões do Corede nos municípios. Cabe aos Comudes, mobilizar as populações locais, realizar as assembleias municipais e comandar o processo das indicações de cada comunidade em torno das prioridades mais desejadas pelos moradores das Missões. A partir das escolhas nos municípios, o Corede Missões fará a escolha das prioridades que vão compor a cédula única.
A assembleia municipal de São Luiz Gonzaga será na próxima quarta-feira, dia 18. O presidente do Comude, Paulo Corrêa de Matos, sugere que as entidades locais, como associações e sindicatos, convoquem seus integrantes para que se façam presentes na assembleia e ajudem a definir as prioridades que mais interessam a nossa cidade. As escolas, as repartições públicas, orgãos de Segurança Pública, estabelecimentos bancários, estudantes, professores, trabalhadores, donas de casa, todos estão convocados. A ideia é abrir o máximo possível esse processo, disse Paulo Corrêa de Matos, para que todos os moradores de São Luiz Gonzaga se sintam protagonistas, e não apenas espectadores. O que conquistarmos, deve ser resultado da participação geral da população, destacou Matos.
A presença na assembleia municipal, estabelece o tamanho da delegação de São Luiz Gonzaga na assembleia regional, que definirá, entre todas as propostas, as escolhas da região das Missões. Desta forma, cada 30 pessoas presentes na assembleia municipal, dá direito a um delegado. A representatividade deste município, na assembleia geral, vai ser definida pela presença na assembleia municipal da próxima quarta-feira, a partir das 9h, no salão de atos da URI-SLG.