Diretor de centro da UFSM é encontrado morto em Santa Maria

Irineo Zanella era diretor do Centro de Ciência Rurais e marido da secretária de Cultura

10 de Maio de 2018 às 17:25
Diretor de centro da UFSM é encontrado morto em Santa Maria
O diretor do Centro de Ciências Rurais (CRR) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Irineo Zanella, foi encontrado morto por volta das 15h30min desta quinta-feira, nas dependências do Centro de Tradições Gaúchas Sentinela da Querência, em Camobi. Conforme a Brigada Militar, que foi chamada ao local, o zootecnista já estava sem vida quando os policias chegaram. 
_ Ainda não sabemos o que aconteceu. Éramos amigos de longa data. É uma grande perda para a comunidade, para a universidade e para o CTG - afirmou o integrante do Conselho Consultivo do Sentinela da Querência e superintendente do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), João Batista de Vasconcellos. 
Zanella era casado com a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Santa Maria, Marta Zanella, e tinha três filhos: Ângela, Andrigo e Andriza.  
Por volta das 16h, uma nota de pesar foi publicada no site da UFSM lamentando a morte do professor. Conforme a nota oficial, "Zanella era natural de Serafina Corrêa e construiu uma trajetória de mais de 30 anos dedicada à UFSM e ao movimento tradicionalista. Era estava no segundo mandato como diretor do CCR e como patrão do CTG Sentinela da Querência. Ele também era professor titular do Departamento de Zootecnia da UFSM.
Zanella ingressou na UFSM em 1976 como aluno de graduação do curso de Zootecnia, concluído em 1979. Em 1982, concluiu o mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa e, em 1998, o doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Em 1985, iniciou a carreira como professor assistente no Departamento de Zootecnia da UFSM, progredindo para professor adjunto (1999) e associado (2007). Foi coordenador do curso de Zootecnia de 1988 a 1994. Foi vice-diretor do CCR por dois mandatos, de 2006 a 2013, e assumiu o cargo de diretor em 2014." 
A assessoria de imprensa da prefeitura de Santa Maria informou que uma nota de falecimento será divulgada em breve.
A polícia trabalha com a hipótese de suicídio.
 
(Fonte: Diário de Santa Maria)