Estudante de São Luiz vai à Brasília participar de conferência nacional sobre o meio ambiente
11 de Maio de 2018 às 16:03
Estudante de São Luiz vai à Brasília participar de conferência nacional sobre o meio ambiente
Júlia, professores e orientadores na redação de A Notícia (Foto: Vânia Cavalheiro/AN)

No início desta semana, nos dias 8 e 9 de maio, a escola CIEP Mário Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga foi representada em Porto Alegre, na etapa estadual da 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente. A aluna Júlia Bueno da Fontoura, estudante do 6° ano do CIEP,acompanhada pelo professor Daniel Folk Streck, esteve em Porto Alegre apresentando o projeto, relacionado à comunidade local.

Nesta sexta-feira, dia 11, Júlia esteve em nossa redação falando sobre esta conquista. Ela estava acompanhada da diretora da escola, Luciana Crespo Dutra, da coordenadora pedagógica, Rosmere das Chagas dos Santos, da assessora ambiental da 32ª CRE, Elenita Miranda, do coordenador regional de educação, Vitor Hugo Pereira Nascimento, e do orientador do projeto, professor Daniel Folck Streck. A alegria pela classificação na etapa estadual trouxe muito orgulho para toda a comunidade escolar do CIEP, por ser uma escola de bairro.

Com esta conquista a nível estadual, Júlia acabou tendo uma grande notícia, pois o trabalho, focado na necessidade de saneamento básico em residências das imediações do CIEP, foi classificado para a etapa nacional. A 5ª Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente será realizada entre os dias 14 e 19 de junho, em Brasília. Ela será acompanhada até o Aeroporto Salgado Filho pela assessora ambiental da 32ª CRE, Elenita Miranda. De lá, Júlia segue junto com os demais classificados do Estado para participar de um game, onde estarão presentes 400 alunos de todo Brasil.

Na disputa estadual, em Porto Alegre, cada aluno apresentou seu projeto e debateu o mesmo com outros jovens. Ao final, foram os próprios estudantes que escolheram os classificados. Já em Brasília, os 400 alunos classificados serão divididos em grupos e lá vão elaborar tarefas em forma de jogo. Desta vez Julia será acompanhada por assessores do Conselho Estadual.

A torcida por Julia é muito grande, pois todos os envolvidos estão orgulhosos pela realizaram desse trabalho, que teve orientação do professor Daniel e professora Rosmere. Trabalho este que envolveu diversos outros educadores, que acompanharam os alunos nas visitações em dias de sol e chuva e hoje podem ver o resultado dessa conquista.

“Estou na expectativa de me sair bem em Brasília. Tive a oportunidade de conhecer a nossa capital gaúcha e agora vou viajar de avião e conhecer a Capital Federal. É demais!”, disse Júlia, ansiosa pela viagem.