Desafio Enel: preparar 10 sedentários para participar da Rústica Decorpore
08 de Junho de 2018 às 11:10
Desafio Enel: preparar 10 sedentários para participar da Rústica Decorpore
A visita do prof. Bruno Teixeira, diretor do curso de Educação Física da URI-SLG e da empresária Maria Elena Juchen, diretora da Decorpore, ao jornal Crédito da foto – Vânia Cavalheiro/AN

Em conjunto, a URI campus São Luiz Gonzaga, Decorpore e Enel realizarão um desafio de condicionamento físico que consistirá na preparação de pessoas sedentárias da comunidade de São Luiz Gonzaga e região para participação na rustica da Decorpore, a ser realizada em novembro. Serão ofertadas 10 vagas, conforme critérios a seguir descritos, onde os selecionados realizarão um programa de atividade física sob o acompanhamento dos profissionais do curso de Educação Física da URI. O programa de preparação física será realizado no campus da URI em São Luiz Gonzaga e não apresentará nenhum custo aos selecionados.

Do Objetivo
Preparar através de um programa de exercícios físicos e acompanhamento nutricional pessoas sedentárias da comunidade de São Luiz Gonzaga e região para participação na Rustica Decorpore.

Dos acompanhamentos oferecidos
O programa de preparação física para a Rústica da Decorpore oferecido em conjunto pela URI campus São Luiz Gonzaga, Enel e Decorpore será realizado no Centro Poliesportivo de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e terá uma periodicidade de duas vezes na semana até o dia da prova. Os selecionados para participar do programa não terão nenhum custo durante a sua participação e receberão uma camiseta do evento.
A URI realizará um acompanhamento de preparação física, nutricional, psicológico e fisioterapêutico para os selecionados durante todo o período de preparação até o dia da prova, onde será montado um estande da Universidade para abrigar os participantes do programa antes e após a prova.
Os professores da Universidade ficarão responsáveis por todo o acompanhamento dos participantes, dando assim, toda a assistência necessária para que os mesmos consigam realizar a prova. Os horários de participação dos selecionados serão definidos conforme a disponibilidade de horários do Laboratório de Musculação da URI e horários de disponibilidade do participante. Os participantes receberão ainda, no decorrer da execução do projeto, brindes e no dia do evento os mesmos receberão um kit esportivo.

Dos critérios de seleção dos candidatos
O candidato que se propuser a participar do programa de preparação física deverá se enquadrar nos seguintes critérios:
> Idade igual ou superior a 30 anos.
> Índice de massa corporal (IMC) inferior a 35 kg/m2.
> Pressão arterial de repouso inferior a 130 por 90 mmHg. (Em caso de hipertensão diagnosticada o indivíduo deverá estar medicado).
> Glicemia de jejum inferior a 110 mg/dl.
> Não praticar qualquer tipo de exercício físico a pelo menos 6 meses
> Apresentar, caso solicitado pela equipe de avaliação, atestado médico com liberação para exercícios físicos.
Os candidatos deverão comparecer ao Centro Poliesportivo de Ensino Pesquisa e Extensão da URI campus São Luiz Gonzaga, para a realização de avaliação prévia e seleção para participação do programa de preparação física.
No caso do número de participantes que obtiverem todos os critérios acima exceder a oferta de 10 pessoas, será realizado um sorteio para a definição dos 10 participantes.

Das obrigações dos participantes
Os participantes selecionados para a participação no programa de preparação física do Desafio Enel terão as seguintes obrigações:
> Participar dos programas de treinamento ofertados pela URI 2 vezes na semana, apresentando pelo menos 75% de frequência.
> Seguir todas as instruções passadas pelos professores e monitores durante todo o período de treinamento.
> Participar da Rústica da Decorpore sob a orientação da equipe técnica da URI.
> Não interromper o programa de treinamento ofertado.
Caso o candidato não cumpra alguma das obrigações acima, será penalizado com o pagamento de uma multa no valor de 50,00. A rústica da Decorpore ocorrerá no dia 10 de novembro de 2018.