Junho ť o MÍs LilŠs, incentivando o teste do pezinho em bebÍs
12 de Junho de 2018 ŗs 10:13
Junho ť o MÍs LilŠs, incentivando o teste do pezinho em bebÍs

O Teste do Pezinho ou Teste de Triagem Neonatal é um exame laboratorial que tem função de diagnosticar precocemente o risco para algumas doenças infecciosas, metabólicas e genéticas. É um teste de triagem, portanto não serve para diagnosticar a doença, e sim o seu risco. Ele é de extrema importância porque permite o tratamento precoce da doença. Quando é uma doença onde não há tratamento para a cura, o diagnóstico precoce permite intervenções que melhoram a qualidade de vida e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança. É tão importante que sua coleta se tornou obrigatória por lei desde 1992.
É colhido após o bebê completar 48 horas de vida e preferencialmente antes do sétimo dia de vida. Sua coleta é feita através de uma picada na parte gordinha do calcanhar do bebê, vindo daí o nome do teste. Mas caso a criança necessite colher algum exame laboratorial, é aspirado um pouco mais de sangue para a realização do Teste do Pezinho. Esse sangue é colocado em um papel filtro e irá para o laboratório para ser analisado.
Todos os ESFs realizam o teste do pezinho em São Luiz Gonzaga, inclusive o Centro de Saúde. No mês lilás, (junho) que nos leva a incentivar a adesão ao teste do pezinho, convém lembrar que o mesmo deve ser feito entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê. É importante para detecção e tratamento precoces que evitam problemas e sequelas para o resto da vida com medidas simples de cuidados ou uso de medicações.
Teste do pezinho, vacina e amamentação são assuntos que a gente precisa sempre lembrar pela importância de engajamento de toda a população, principalmente dos profissionais de saúde. “Nós da saúde ofertamos a triagem neonatal e os pais devem trazer as crianças para realizar o exame que é muito simples e consiste na coleta de 5 gotas do pezinho do bebê. Muito rápido e um ato de amor com o filho”, declarou patrícia Bressan, Coordenadora do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga.