Vacinação contra a gripe vai até sexta-feira em São Luiz Gonzaga
12 de Junho de 2018 às 10:16
Vacinação contra a gripe vai até sexta-feira em São Luiz Gonzaga

A Secretaria de Saúde informa aos pais e responsáveis, que a faixa etária de crianças na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, foi ampliada de 6 meses até os 9 anos de idade. A vacinação para esta faixa etária iniciou na segunda-feira, 11 de junho. Segundo informações divulgadas pela Secretaria Estadual de Saúde, casos de influenza aumentaram em crianças entre 5 anos a 9 anos, motivo que levou a adoção da medida. O documento também amplia a vacinação, a partir de segunda-feira, para a faixa etária dos 50 anos aos 59 anos. A vacinação em São Luiz Gonzaga vai até sexta-feira, dia 15 de junho.
A coordenadora do Centro de Saúde de São Luiz Gonzaga, a enfermeira Patrícia Bressan, reforça o pedido para que os pais ou responsáveis levem as crianças de 6 meses até 9 anos de idade até as unidades de saúde para serem imunizadas. “Receber a dose da vacina é um direito da criança, protegido por lei. Elas têm mais gripes e resfriados porque seu sistema imunológico está em formação e ainda não possui tantas ferramentas para se defender contra o vírus. Pelo mesmo motivo, as crianças tendem a ter mais complicações causadas pela gripe, o que pode levar a morte. Com essa ampliação da faixa etária, reforçamos o pedido aos pais e responsáveis que tragam as crianças de 6 meses a 9 anos para realizar a vacina, protegendo os pequenos de doenças frequentes no inverno”.
Conforme informou a coordenadora Patricia, tem aumentado o número de procura pela vacina no início dessa semana. “Com a ampliação das faixas etárias aumentou a procura pela vacina da gripe. Números ainda não foram computados, pois são digitados pelas equipes nas quintas-feiras, mas percebeu-se aumento da demanda”, informou Patricia.
A meta do município é vacinar 90% do público alvo da campanha. Até o momento, a média geral está em 82,76%. Em análise individual, a meta foi superada no grupo das puérperas, professores e idosos. Os índices estão abaixo do previsto pela Secretaria de Saúde no grupo das crianças de 6 meses a 5 anos incompletos (57%); gestantes (59,6%) e trabalhadores da saúde (87%). A pasta solicita aos integrantes dos grupos prioritários – em especial crianças (agora de 6 meses a 9 anos de idade) e gestantes – que realizem a vacina o mais breve possível.
O público alvo da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza são crianças de 6 meses até 9 anos (necessária apresentação da Caderneta de Vacinação); gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; professores regentes de turma da rede pública e privada; doentes crônicos (com a apresentação de prescrição médica com o CID da doença); pessoas de 50 anos a 59 anos; idosos (com 60 anos ou mais) e povos indígenas. Todas as unidades de saúde do município estão realizando a imunização contra a gripe, incluindo as que não possuem Sala de Vacina. A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 15 de junho.